
Projecto Mozambique LNG
Maputo, 20 Mar (AIM) – O Presidente da República, Daniel Chapo, enviou uma mensagem ao seu homólogo norte-americano, Donald Trump, expressando apreço pela decisão do Conselho de Administração do Exim Bank dos EUA de aprovar um financiamento de 4,7 bilhões de dólares para o Projecto Moçambique LNG.
Na mesma mensagem felicita Trump pela sua investidura como o 47º Presidente daquele país.
Na mensagem, Chapo destaca que este montante representa o maior financiamento dos EUA para um único projecto em Moçambique, sublinhando o impacto positivo desta decisão para o avanço do sector energético e o fortalecimento das relações entre os dois países.
“O vosso apoio desempenha um papel crucial no avanço deste projecto crucial. O Projecto Moçambique LNG tem o potencial de gerar 13 milhões de toneladas de LNG por ano, criar 40 mil novos empregos, incluindo aproximadamente 20 mil nos EUA. Este apoio permite a participação de empresas norte-americanas em Moçambique e contribui para a segurança energética global, no quadro de uma parceria sólida entre os nossos dois países”, disse Chapo citado em comunicado do Gabinete da Presidência.
O Chefe de Estado moçambicano ressaltou, também, a importância estratégica do projecto para a diversificação do fornecimento de gás natural para a União Europeia, reforçar a segurança energética e reduzir a dependência de fontes instáveis.
“Este projecto representa, igualmente, um compromisso com a protecção dos recursos naturais da África Austral e Oriental. Ao promover o desenvolvimento responsável, estamos a garantir que esses recursos beneficiem tanto a população local quanto os nossos parceiros globais”, frisou.
O estadista moçambicano concluiu a sua mensagem reiterando a importância de uma parceria baseada em valores compartilhados de paz, segurança e prosperidade, tendo ainda manifestado a sua mais alta consideração e estima pela parceria estratégica que Moçambique mantém com os EUA.
(AIM)
Sg/