
Famílias vulneráveis vítimas de eventos extremos
Maputo, 21 Mar (AIM)- O Fundo Central de Resposta a Emergência das Nações Unidas (CERF), disponibilizou seis milhões de dólares norte americanos para apoiar milhares de famílias afectadas pelos ciclones Jude, Chido e Dikeledi, nas províncias de Nampula e Cabo Delgado, no norte de Moçambique nos últimos meses.
Segundo a coordenadora residente das Nações Unidas, em Moçambique, Laura Tomm Bonde, o financiamento rápido do fundo é uma tábua de salvação, permitindo aos parceiros humanitários agir em tempo recorde e salvar vidas.
“Investir em acções preventivas antes que os desastres aconteçam é essencial para proteger às comunidades “, disse.
O apoio do CERF contribuiu para que às Nações Unidas e os seus parceiros pudessem assistir 290.000 pessoas, das quais, mais da metade são mulheres e raparigas, por meio de mensagens críticas de alerta precoce.
Laura Bonde ressalvou que o montante serviu igualmente para disponibilização de material de abrigos, produtos de higiene e tratamento de água.
O CERF está ajudar a proporcionar o acesso aos serviços urgentes de saúde, combater a violência baseada no género e protecção da criança, bem como criar centros de alojamento temporário para as pessoas deslocadas pelo ciclone.
Bonde fez saber que o financiamento foi disponibilizado no quadro da iniciativa “Acções Antecipadas da Organização das Nações Unidas (ONU) e parceiros antes de ocorrerem crises previstas para conter potenciais impactos humanitários antes do ciclone Jude em parceria com o Governo de Moçambique.
A fonte referiu que os avanços científicos permitem prever choques e elaborar planos de acção, entre outros.
Informou ainda que o Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) liderou esforços de modo a alargar a acção preventiva a nível global.
Refira-se que desde 2020, a CERF através da OCHA já desembolsou 115 milhões de dólares para acções preventivas em todo mundo, apoiando mais de quatro milhões de pessoas antes de crises previsíveis, nomeadamente, secas, ciclones, inundações e surtos de doença.
(AIM)
MR/ sg