
Maputo, 27 Mar (AIM) – O embaixador de Moçambique nas Nações Unidas, Domingos Fernandes, exaltou o apoio multiforme que as Nações Unidas têm prestado ao país, especialmente nos esforços visando a estabilização, o combate ao terrorismo e a assistência humanitária.
Fernandes falava quarta-feira (26), em Nova Iorque, após apresentar as cartas credenciais como embaixador Extraordinário e Plenipotenciário e Representante Permanente da República de Moçambique nas Nações Unidas, ao secretário-geral da organização, António Guterres.
No evento, segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MINEC), Fernandes destacou a importância que Moçambique atribui à ONU, não só como o epicentro do multilateralismo global, mas também como um parceiro estratégico do processo de desenvolvimento do país.
Por seu turno, o secretário-geral da ONU, António Guterres, saudou Moçambique pelo seu desempenho exemplar durante o seu mandato como membro não-permanente do Conselho de Segurança, 2023-2024, tendo destacado o contributo do país para aproximar actores com posições opostas e para a promoção da paz e segurança internacionais.
Garantiu que a organização mundial continuará empenhada em mobilizar a comunidade internacional para apoiar Moçambique no combate ao terrorismo e na realização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
(AIM)
dt/mz