
Bombas de combustivel
Maputo, 11 Abr (AIM) – O governo moçambicano reitera que não há escassez de combustíveis no país, pois existem reservas suficientes para abastecer o mercado durante os próximos dias.
Explica que a aparente escassez de combustíveis nas principais cidades moçambicanas deve-se a questões relacionadas à logística e administrativas que envolvem as empresas distribuidoras e os bancos.
O facto foi avançado hoje (11) em Maputo, pelo porta-voz do governo, Inocêncio Impissa, explicando que um dos factores principais para a libertação dos combustíveis dos armazéns para a distribuição são as garantias bancárias.
“Essas garantias são necessárias para que as distribuidoras possam retirar os combustíveis dos armazéns e distribuí-los ao longo da cadeia de abastecimento no país”, disse Impissa, que falava em conferência de imprensa.
Caso haja dificuldade no processo de obtenção de libertação das garantias bancárias, segundo Impissa, as distribuidoras enfrentam desafios para aceder os produtos nos armazéns, o que resulta “na falta temporária de combustíveis nos postos de abastecimento”.
“Isso revela que a solução para a situação passa por uma gestão eficiente das garantias bancárias por parte das distribuidoras e pelo aprimoramento da comunicação e coordenação entre as partes envolvidas, portanto, as distribuidoras, bancos e autoridades aduaneiras”, vincou.
O governo assegura que nos portos e terminais de descargas do país existe combustíveis em quantidades suficientes nos armazéns oceânicos, e “é importante esclarecer que a aparente falta de combustíveis nos postos de abastecimento em Moçambique não deve ser atribuída à inexistência desse produto no país”.
Há cerca de duas semanas que as principais cidades moçambicanas enfrentam escassez de combustível, provocando filas enormes.
O Executivo assegura que as reservas de combustíveis em Moçambique estão calculadas para pelo menos os próximos três meses.
Nas províncias, incluindo a cidade de Maputo, a escassez de combustíveis faz sentir em alguns postos de abastecimento, o que faz com que os condutores manifestem a sua real preocupação, uma vez que a procura tornou-se cada vez maior.
(AIM)
Ac/sg