
Culturas perdidas pelo El Niño
Maputo, 17 Jun (AIM) – O governo moçambicano adverte sobre a importância da restauração dos ecossistemas e protecção dos meios de subsistência das populações vulneráveis.
O advertência de Chapo surge no âmbito da celebração do Dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação, que hoje (17) se assinala sob o lema “Restaurar a Terra. Desbloquear as Oportunidades”.
Numa mensagem da Presidência da República, enviada à AIM, o estadista moçambicano alertou para os impactos agravados das mudanças climáticas e práticas humanas insustentáveis.
“Nas últimas décadas, fenómenos como o Niño e La Niña, consequência das mudanças climáticas, assim como as actividades humanas como corte insustentável das florestas, têm provocado secas cada vez mais severas em África e no mundo em geral”, disse Chapo.
Acrescentou que, “a escassez de água e de pastagens resultou em mortes significativas de gado, comprometendo seriamente os meios de subsistência agro-pecuários”.
A nota destaca ainda os efeitos da seca sobre milhões de africanos, com aumento da fome, desnutrição e escassez de água, afectando a produção agrícola e a geração de energia.
Na qualidade de Campeão da União Africana para a Redução dos Desastres, o Chefe do Estado apela ao engajamento colectivo.
“Exortámos a todos os actores públicos, privados, sociedade civil e as comunidades no país e no continente para que, nos seus planos de desenvolvimento e actividades diárias incluam acções visando combater a seca, a desertificação e a degradação dos solos”, recorreu o governante.
O estadista moçambicano reafirma o compromisso de Moçambique com a gestão sustentável dos recursos naturais, investindo na recuperação de terras, uso racional da água e práticas agrícolas resilientes.
O Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação é celebrado anualmente no dia 17 de junho, desde 1995, o ano em que o dia foi proclamado pelas Nações Unidas. Neste dia pretende-se promover a sensibilização pública relativas à cooperação internacional no combate à desertificação e os efeitos da seca.
(AIM)
FG/sg