
Actividade de garimpo
Maputo, 13 Set (AIM) – O governo da província central de Manica, em Mocambique, anunciou a suspensão imediata das actividades de extracção de ouro no distrito de Manica, uma medida que poderá ser alargada ao distrito de Sussundenga caso persistam irregularidades relacionadas com a exploração de recursos minerais.
A suspensão foi anunciada este sábado (13), em Manica, pelo secretário de Estado na província, Lourenço Lindonde, e decorre dos graves danos ambientais constatados nos últimos meses.
Entre os problemas constatados destacam-se a poluição de cursos de água, a degradação de áreas florestais e os riscos para a saúde e segurança das comunidades locais, especialmente dos consumidores das águas da Albufeira de Chicamba Real.
Lindonde enfatizou que todas as operações de exploração mineral devem respeitar rigorosamente a legislação ambiental em vigor e os princípios de sustentabilidade.
“Nenhuma actividade económica pode sobrepor-se aos direitos fundamentais das populações a um ambiente saudável e equilibrado”, afirmou.
Para garantir o cumprimento da medida, foram accionados órgãos de fiscalização e protecção ambiental e a província reafirma o compromisso de promover uma exploração de recursos naturais sustentável, que combine benefícios económicos e sociais com a preservação do património natural.
Vale lembrar que são dezenas de milhares de pessoas, incluindo estrangeiros, que se dedicam a exploração de ouro na província de Manica, sendo o distrito com o mesmo nome um dos mais afectados.
(AIM)
NL/sg