Maputo, 03 Ago (AIM) – O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) anunciou o lançamento de um concurso público para contratação de 56 mil agentes eleitorais para as eleições autárquicas, agendadas para 11 de Outubro próximo.
Segundo um comunicado enviado à AIM, o órgão pretende contratar, em todo o país, Membros de mesas, Formadores Nacionais e provinciais de Membros de Mesas para fazer face à demanda processual nas VI eleições autárquicas, marcadas para 11 de Outubro próximo.
“No âmbito da preparação para a votação do dia 11 de Outubro de 2023, o STAE comunica que está em curso, a nível nacional, o processo de recrutamento e selecção dos agentes que serão contratados para assegurar as diversas etapas do processo”, refere o documento.
O recrutamento irá decorrer nas direcções provinciais do STAE, sedes distritais e na cidade de Maputo, até ao dia 11 de Agosto corrente.
Referir que o STAE conta com cerca de 4,5 mil milhões de meticais (cerca de 70 milhões de dólares americanos) para cobrir toda a logística do processo eleitoral até o dia da votação.
A verba servirá para cobrir todo o processo, desde a preparação, formações, aquisição de materiais que estarão disponíveis em todas as mesas de assembleia de voto, transporte para alocação e recolha dos brigadistas, equipamento de trabalho, entre outras actividades de logística e gestão do pessoal.
Para suportar todas despesas inerentes ao processo eleitoral autárquico 2023 e gerais de 2024, são necessários 18,7 mil milhões de meticais (292 milhões de dólares), dos quais 6,7 mil milhões para 2023 e 8,7 mil milhões para 2024/2025.
(AIM)
Leonel Ngwetsa (LW)/dt