Maputo, 23 Ago (AIM) – A Comissão Nacional de Eleições (CNE) garantiu, esta quarta-feira (23), estarem criadas todas as condições financeiras para a realização de eleições autárquicas de 11 de Outubro próximo.
A garantia foi dada pelo porta-voz da CNE, Paulo Cuinica, no final da Reunião Nacional dos Órgãos de Gestão e Administração Eleitoral, evento de dois dias que teve lugar no distrito de Matutuíne, província de Maputo.
“Estivemos reunidos na manhã de hoje com o director nacional de plano e finanças e garantiu que há condições financeiras para a realização de eleições no dia 11 de Outubro”, disse Cuinica.
Segundo a fonte, o Ministério da Economia e Finanças (MEF), assegurou o desembolso total do montante, nos próximos dias, para cobrir todas as actividades, tais como, o pagamento de Formadores Provinciais de Membros de Mesa de Voto (FPMMVs), Membros de Mesa Voto (MMV`s), logística, aquisição de meios de transporte, entre outras actividades.
Para suportar todas despesas inerentes ao processo eleitoral autárquico e gerais de 2024, são necessários 18,7 mil milhões de meticais (292 milhões de dólares), dos quais 6,7 mil milhões para 2023 e 8,7 mil milhões para 2024/2025.
Recentemente, o presidente da CNE, Carlos Matsinhe, desafiou os órgãos de gestão e administração eleitoral a assegurar a preparação das eleições autárquicas e gerais agendadas para 2024, tendo como foco a imparcialidade e criação de oportunidades iguais aos partidos políticos, coligações de partidos políticos e grupos de cidadãos eleitores proponentes.
Na ocasião, Matsinhe destacou a necessidade de se evitar a corrupção e o desvio de aplicação de fundos aprovados para a organização dos pleitos eleitorais.
A Reunião Nacional dos Órgãos de Gestão e Administração Eleitoral tinha como objectivo, discutir sobre o funcionamento dos órgãos eleitorais instalados nos distritos com autarquias locais, olhando, principalmente, para os pontos fortes e fracos, de modo a harmonizar os trabalhos que estão sendo realizados.
O encontro tinha também como objectivo, preparar as eleições autárquicas, assim como as eleições gerais que terão lugar no dia 09 de Outubro de 2024.
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a previsão é recensear cerca de 16 milhões de eleitores para as eleições gerais.
(AIM)
Leonel Ngwetsa/dt