
Rasaque Manhique e Frelimo na caca ao voto no mercado do peixe na Cidade de Maputo. Foto de Ferhat Momade.
Xai-Xai, 06 de Outubro (AIM) – O cabeça-de-lista da Frelimo, partido no poder em Moçambique, em Xai-Xai, Ossumane Adamo, prometeu melhorar vias de acesso e promover o desporto, particularmente feminino.
Adamo falava hoje, no bairro Marien Ngoauby, arredores da cidade de Xai-Xai, província sulista de Gaza, durante o encontro com adolescentes e jovens, no âmbito da campanha eleitoral rumo às eleições autárquicas da próxima quarta-feira.
“Eu agora vou dar continuidade do trabalho do Município na reparação das estradas, ajudar a melhorar as escolas, os campos, meter energia, água, iluminar os bairros, transporte e promover o desporto, principalmente o desporto feminino”, disse.
“Não estou a ver as meninas a jogar a bola, o basquetebol, andebol, voleibol. O que é que se passa jovens? Não gostam de desporto?, Então temos que promover o desporto”
Na mesma ocasião, o cabeça de lista da Frelimo prometeu criar condições para fornecer bolsas de estudo para os jovens.
“Queremos promover bolsas de estudo principalmente para as meninas.”, disse.
A brigada da Frelimo em Xai-Xai escalou, também, o local onde estava sendo inaugurada a praça da Organização Nacional dos Professores (ONP) e pediu votos aos professores e ao público presente.
“Peço a vossa validação, a vossa legitimidade, se não me legitimarem, não tenho como. Depois de me legitimarem como presidente do Município, irei sentar convosco para conversarmos melhor”, prometeu.
Adamo exortou aos presentes para que não fiquem em casa alegando que o seu Partido ira ganhar as eleições.
Devido a dificuldades de acesso, devido à as dunas e areal, os transportes privados e públicos de transporte não operam nos bairros adjacentes à Estrada Nacional N1. A população é obrigada a fazer longas caminhadas para poder ter transporte. É nesse contexto que pedem por mais vias de acesso.
(AIM)
ZT/dt