Chimoio (Moçambique) 26 Set (AIM) – O cabeça-de-lista do partido Frelimo, na cidade de Chimoio, centro de Moçambique, João Ferreira, apresentou, esta terça-feira, o seu manifesto eleitoral rumo às VI eleições autárquicas de 11 de Outubro próximo.
Num Showmício que marcou a abertura da campanha eleitoral, Ferreira prometeu reabilitar mais ruas, prover mais água potável à população, serviços de saúde, energia eléctrica e expansão de outros serviços básicos para os munícipes.
“Durante os cinco que agora estão a terminar, realizamos muitas obras para o bem da população de Chimoio. Temos reabilitado as ruas e damos mais água à população. Abrimos furos de água e construímos pontecas que ligam os bairros. Queremos prosseguir com essas acções. Para que isso aconteça, tudo depende do vosso voto no próximo dia 11 de Outubro”, disse Ferreira.
“Queremos o vosso voto para continuarmos a dirigir os destinos desta cidade, dar melhores condições de vida aos munícipes. Isso só é possível com a Frelimo e João Ferreira, acrescentou.
Na ocasião, explicou os procedimentos de como votar na Frelimo, recordando que o partido está na terceira posição no boletim de voto.
Entretanto, a Renamo foi convencer o eleitorado no bairro Nhamadjessa, onde, num comício, prometeu trazer hospital, mais escolas, água potável, energia e outras infraestruturas básicas para os munícipes.
Manuel Macocove, cabeça-de-lista do partido, dialogou com os residentes de Nhamadjessa, acompanhado de uma caravana de membros e simpatizantes do seu partido.
“Não sejam enganados por aqueles que já mostraram não estar preocupados com a população. Vote na Renamo e na mudança, se realmente querem ter uma vida cada vez melhor”, apelou.
A Nova Democracia, que concorre apenas na cidade de Chimoio, não saiu à rua para trabalhos de caça ao voto, neste primeiro dia de campanha eleitoral.
Enquanto isso, o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) foi para o mercado 38 milímetros no bairro Francisco Manyanga.
O cabeça-de-lista, Celestino Fernando, manteve contacto com os vendedores usando estratégia de banca em banca. Prometeu criar melhores condições nos mercados da cidade de Chimoio e fundo de apoio a pequenos vendedores.
“Vamos ajudar os nossos vendedores, primeiro ofereceremos melhores condições nos mercados. Depois asseguraremos fundos para vendedores como forma de acabar a pobreza. Havemos de dar mais água, energia eléctrica, ruas melhoradas e assegurar o saneamento do meio. Estes são os nossos objectivos ao concorrer para governar no município de Chimoio”, afirmou.
Na província de Manica existem seis municípios nomeadamente, Chimoio Gondola, Catandica, Manica, Sussundenga e Guro, que, pela primeira vez, acolhe as eleições autárquicas.
(AIM)
Nestor Magado (NM)/dt