Maputo, 11 Mar (AIM) – As autoridades sanitárias anunciaram hoje (11) o registo de 8.279 casos confirmados de conjuntivite hemorrágica desde à sua eclosão do surto em Fevereiro último.
Segundo o director nacional da Saúde Pública, Quinhas Fernandes, actualmente sete províncias do país, nomeadamente, Maputo província, Inhambane, Cabo Delgado, Nampula, Niassa, Zambézia e Sofala, estão assoladas pela conjuntivite.
As províncias de Nampula, Zambézia e Sofala são as que registaram o maior número de casos de conjuntivite hemorrágica.
“Temos estado a dizer que o nosso país tem uma situação de conjuntivite hemorrágica, é uma doença viral auto limitada, maior parte de casos irão evoluir para cura, dentro de um intervalo de 7 a 10 dias.
Fernandes afirma que cerca de 60% dos casos registados em várias unidades sanitárias já estão curados da doença.
“O mais importante em relação a conjuntivite hemorrágica é garantir que todos cumpramos com as medidas básicas de higiene, lavagem das mãos com muita frequência, não levar às mãos aos olhos, evitar a partilha de objectos pessoais, toalha, roupa de cama entre outros”, disse.
Revelou que, ao cumprir às medidas que têm sido anunciadas pelas autoridades sanitárias, todos estarão a contribuir para rapidamente reduzir o número de casos naqueles locais que estão a braços com o surto.
Destacam-se entre as províncias mais afectadas Zambézia com 57 casos nas últimas 24 horas, Nampula (52) e Sofala (31).
(AIM)
MR/sg