
Posto de Recenseamento
Maputo, 14 Mai (AIM) – O Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) já recenseou 12.036 eleitores no distrito de Quissanga, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, cifra que corresponde a 41,60 por cento da meta, estabelecida em 28.930 eleitores cidadãos.
O recenseamento visa potenciar os eleitores a participaram nas VII eleições presidenciais e legislativas e IV dos governadores provinciais, marcadas para 09 de Outubro próximo em todo o território moçambicano e na diáspora.
O governo acredita que os dados tendem a crescer, apesar de os postos de recenseamento eleitoral em Quissanga encerrarem quarta-feira (15).
“Nós queremos acreditar que, por aquilo que tem acontecido entre ontem [segunda-feira] e hoje e contando que ainda temos o dia de amanhã, ficaremos satisfeito se estivermos com os números aproximados a 100 por cento”, disse o porta-voz do governo, Filimão Suaze, em conferencia de imprensa, minutos após o fim da 15ª sessão ordinária do Conselho de Ministros.
O esforço empreendido pelo governo para garantir a segurança em Quissanga, só vai compensar quando o distrito atingir 100 por cento de eleitores inscritos.
O nível de recenseamento eleitoral em Cabo Delgado, que tem sido fustigado por ataques terroristas, principalmente nos distritos mais a norte, poderá subir com os últimos números registados em Quissanga.
Devido ao clima de insegurança em Quissanga, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) prorrogou o recenseamento eleitoral até 15 de Maio corrente, tendo criado, para o efeito, brigadas móveis.
“Nós dissemos nas edições [briefings] anteriores que, apesar das adversidades conhecidas por todos nós, por parte do governo tudo seria feito para que os potenciais eleitores de todo o país pudessem ter a oportunidade de se inscrever, e é isto que está a se concretizar em Quissanga”, afirmou Suaze.
O porta-voz do Executivo diz que as autoridades acreditam que o número de eleitores poderá subir nas últimas 24 horas que restam para o encerramento dos postos de recenseamento, por isso, apelou um maior afluxo dos potenciais eleitores aos postos, para atingir a marca de 100 por cento.
No entanto, o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral recenseou cumulativamente um total de 16.390.471 eleitores, o que corresponde a 101,06 por cento da previsão estimada em 16.217.816 eleitores em todo o país.
O recenseamento eleitoral arrancou a 15 de Março e expirou a 28 de Abril último, no território nacional e no estrangeiro.
A CNE inscreveu 43 formações políticas para o escrutínio de 09 de Outubro próximo.
(AIM)
ac