
Resenceamento eleitoral. Foto Arquivo
Maputo, 02 Mai (AIM) – O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) inscreveu 7.666.666 eleitores, cifra que representa 102,30 por cento número projectado de cidadãos a recensear para as VII Eleições Gerais-Presidenciais e Legislativas e as IV dos Membros das Assembleias Provinciais a ter lugar a 09 de Outubro próximo.
O recenseamento eleitoral arrancou a 15 de Março e expirou a 28 de Abril último. Os números são provisórios e reflectem os 45 dias de recenseamento eleitoral no território nacional e estrangeiro.
O total de eleitores inscritos não está completamente representado devido a problemas de comunicação enfrentados por algumas brigadas, o que acarreta atrasos no envio de dados estatísticos.
Os dados foram partilhados hoje, em Maputo, pelo Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Dom Carlos Matsinhe, em conferência de imprensa hoje, em Maputo.
“Cumulativamente foram inscritos 16,390,471 eleitores, o que corresponde a 101.06 por cento da previsão estimada em 16,217,816 eleitores”, disse Matsinhe.
O processo de inscrição de eleitores ocorreu de forma satisfatória em todo o território nacional, com a infra-estrutura tecnológica de recenseamento eleitoral registando um bom desempenho geral”, apontou a fonte.
Entretanto, houve a necessidade de prorrogar o recenseamento eleitoral no distrito de Quissanga, província de Cabo Delgado, devido à insegurança militar e também as chuvas intensas que dificultaram o trabalho das brigadas do STAE.
Sobre Quissanga, Matsinhe disse que apesar destas adversidades, os órgãos eleitorais conseguiram, até último dia de registo eleitoral, colocar 490 brigadas de um total de 512, faltando a colocação de 22 brigadas.
Já no estrangeiro o recenseamento eleitoral decorreu sem grandes sobressaltos em todos os países abrangidos.
Ao longo de 30 dias de registos, foram inscritos 328.935 eleitores que representam 117,61 por cento da previsão. Observa-se uma tendência crescente no número de registos diários, atribuída ao aperfeiçoamento das habilidades dos brigadistas e à entrada em funcionamento das brigadas que ainda não haviam sido colocadas.
Apontou como constrangimentos registados no processo a intransitabilidade das vias de acesso causada pelas chuvas que se registam um pouco por todo o país, a falta de tendas para albergar os brigadistas em postos de recenseamento eleitoral assolados pelas tempestades e clima de insegurança em algumas regiões da província de Cabo Delgado.
Importa referir que 14 partidos políticos já submeteram as suas inscrições na CNE, manifestando o interesse de concorrer nas eleições deste ano, num processo que iniciou no 22 de Abril com o término previsto para o dia 07 do mês em curso.
(AIM)
CC/sg