
Porta-voz da Comissão Nacional de Eleições, Paulo Cuinica (foto arquivo)
Maputo, 27 Mai (AIM) – Apenas três formações políticas, nomeadamente o Partido Ecológico de Moçambique (PEMO), Movimento Nacional Para Recuperação da Unidade Moçambicana (MONARUMO) e o Partido de Reconciliação Democrática (PAREDE) já submeteram suas candidaturas para membros da Assembleia da República, o parlamento moçambicano.
Volvidos 15 dias desde o início do processo, o PEMO apresentou candidaturas para os 13 círculos eleitorais, dos quais 11 ao nível do território nacional e dois na diáspora
Já o MONARUMO submeteu candidaturas para todos os círculos eleitorais do país, mas não incluiu o estrangeiro, enquanto o PAREDE apresentou apenas candidaturas para a cidade de Maputo, segundo dados apresentados hoje pelo porta-voz da Comissão Nacional Eleições (CNE), Paulo Cuinica.
“Hoje passam 15 dias desde que iniciamos a reocupação das candidaturas. Dos 43 proponentes inscritos, até aqui tivemos apenas três que vieram apresentar as suas candidaturas”, disse Cuinica, que falava na manhã de hoje, em conferência de imprensa para actualização sobre o curso do processo de submissão de candidaturas.
Apesar de o número deixar muito a desejar, pois o processo expira a 10 de Junho próximo, a CNE acredita que, muito brevemente, poderão ainda ser apresentadas mais candidaturas. Enquanto isso, a CNE renova o seu apelo dirigidos aos partidos políticos para não deixarem tudo para a última hora.
No que concerne as candidaturas recebidas, a CNE diz que decorre actualmente a fase de análise dos processos. Os que registam algumas irregularidades estão a ser explicados como devem instruir devidamente.
“Enquanto os que são recebidos (casos dos bem instruídos), esses depois seguem para a avaliação da qualidade da documentação, nomeadamente validade, autenticidade e a elegibilidade do candidato”, refere.
Com relação ao curso do processo eleitoral, a fonte avançou que, neste momento, decorre a transferência dos dados dos “Mobile Id.” para os centros provinciais de processamento de dados. Após a conclusão serão transferidos para centro de processamento de dados centrais, onde é feita a comparação dos dados, de modo a evitar a duplicação de dados.
(AIM)
Sc/sg