
Maputo, 10 Mai (AIM) – A Comissão Nacional de Eleições (CNE) recebeu e deferiu a inscrição de 43 formações políticas que manifestaram interesse em participar nas gerais de 09 de Outubro próximo.
A informação foi avançada hoje, em Maputo, pelo porta-voz da CNE, Paulo Cuinica em conferência de imprensa com o objectivo de apresentar o estágio de preparação para a corrida eleitoral.
O processo de inscrição dos proponentes arrancou a 22 de Abril e terminou no dia 07 de Maio corrente, tendo observado uma duração de 15 dias.
“Tendo a CNE aprovado e deferido as propostas de inscrição dos proponentes, bem como as designações dos respectivos mandatários, as formações políticas aceites deverão, a partir de segunda-feira, dia 13 de Maio corrente, submeter as suas candidaturas para a eleição de Deputado da Assembleia da República e Membros das Assembleias Provinciais e de Governador de Província”, afirma o órgão de gestão dos processos eleitorais no país.
A submissão de candidaturas, segundo a CNE, terá a duração de 30 dias, conhecendo o seu término no dia 10 de Junho de 2024.
“A recepção e verificação dos processos decorrerá no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano (em Maputo) das 07h30 às 15h30. Nas províncias a submissão deverá ser feita nas comissões provinciais de eleições”, anunciou Cuinica.
Com efeito, apelou a todas as formações políticas que se inscreveram e que foram aceites pelos Órgãos da Administração e Gestão Eleitoral a apresentarem atempadamente as suas candidaturas para evitarem constrangimentos de última hora.
“Gostaríamos de aproveitar este ensejo para dizer que os proponentes não precisam ter todos os círculos eleitorais completos para só aí apresentarem as candidaturas. À medida que vão tendo um ou mais círculos com as candidaturas completas, queiram vir depositar, pois isso não só facilitará o trabalho como irá ajudar a evitar as enchentes de última hora e os constrangimentos daí advientes”, esclareceu.
Entretanto, os dados actualizados do recenseamento eleitoral (2023/2024) indicam que os Órgãos da Administração e Gestão Eleitoral inscreveram no presente ciclo eleitoral, cumulativamente, 16.649.373 potenciais eleitores, correspondente a 102,6 por cento dos 16.217.816 eleitores previstos, segundo a projecção fornecida pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Deste número acumulado, 8.725.314 eleitores foram inscritos em 2023, nos distritos com autarquias locais, para responder às eleições autárquicas que tiveram lugar no dia 11 de Outubro de 2023. Os outros 7.492.502 eleitores foram inscritos nos cadernos eleitorais do presente ano, dos quais 3.757.435 são do sexo masculino e 4.166.624 são do sexo feminino.
Enquanto isso, no distrito de Quissanga, onde o processo só arrancou a 02 de Maio, depois de o governo ter fixado de 01 a 15 de Maio corrente, devido a situação de insegurança naquele ponto da província nortenha de Cabo Delgado, foram inscritos, até agora, 5.211 eleitores dos quais 2.651 de sexo masculino e os restantes 2.560 do sexo feminino.
“Esta cifra representa 18,01 por cento da projecção estimada em 28.930 potenciais eleitores. Estes dados não correspondem à totalidade das brigas em funcionamento devido aos problemas de comunicação”, disse Cuinica.
(AIM)
dt/sg