Maputo, 22 Jun (AIM) – A Comissão Nacional de Eleições (CNE) em Moçambique espera desembolsar cerca de 260 milhões de meticais (mais de 4 milhões de dólares norte-americanos) para os partidos politicos concorrentes às eleições gerais de 9 de Outubro próximo.
O pronunciamento foi feito hoje, em Maputo, pelo porta-voz da CNE, Paulo Cuinica no programa “Linha directa” da Rádio Moçambique, emissora nacional, onde falava dos preparativos das eleições gerais.
Cuinica explicou que tudo está a ser feito para que os partidos políticos recebam os valores 21 dias antes do início da campanha eleitoral que inicia a 24 de Agosto próximo.
Cuinica disse que até agora a CNE está à procura de liquidar as dívidas com os fornecedores resultantes das eleições autárquicas de 2023.
“Neste momento estamos preocupados com o pagamento das dívidas das eleições autárquicas. Se formos a ver nos distritos e a nível provincial os fornecedores são os mesmos e enquanto mantivermos dívidas com esses fornecedores, provavelmente teremos algumas dificuldades para conseguir os bens e serviços que são necessários para o processo eleitoral”, disse.
Salientou que o valor está orçamentado. Neste momento estamos à espera que haja o desembolso, também que haja o desembolso para quitar as dívidas e igualmente para “podermos encarar os fornecedores que precisam para a realização das eleições de 9 de Outubro”.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG)/FF