
Porta-Voz da CNE, Paulo Cuinica, falando na Conferência de imprensa sobre o balanço da fase de submissão das candidaturas rumo às Sétimas Eleições Gerais- Presidenciais Legislativas e da Quartas dos Membros das Assembleias Provinciais e do Governador de Província, marcadas para o dia 09 de Outubro do ano em curso. Foto de Santos Vilanculos
Maputo, 11 Jun (AIM) – A Comissão Nacional de Eleições (CNE) manifesta a sua preocupação com os partidos políticos que estão a fazer a campanha eleitoral antes do período oficial para o efeito.
A preocupação foi expressa hoje (11), em Maputo, pelo porta-voz da CNE, Paulo Cuinica em conferência de imprensa para fazer o balanço de entrega de candidaturas.
Sem avançar nomes, Cuinica explica que os partidos políticos referidos não estão a observar período fixado no calendário do sufrágio eleitoral para a realização da campanha.
“Temos visto com alguma insatisfação, com a alguma tristeza, alguns candidatos e formações políticas que já partiram para a campanha pedindo votos, apresentando os seus manifestos eleitorais aos cidadãos.”,disse.
Advertiu que os prevaricadores “usam vários meios, os meios de comunicação social, têm-se apresentado ao público, têm também se apresentado através das redes sociais, ora queremos reiterar que esta prática constitui um ilícito eleitoral punível nos termos da Lei.”
Segundo Cuinica, a aceitação das candidaturas não significa que os partidos políticos devem imediatamente iniciar com a campanha.
“Pedimos por respeito pela contenção até que se declare o início da campanha eleitoral, enquanto isso pedimos a todas as forças vivas da sociedade para que continuem vigilantes em relação a essas práticas e denunciem quando essas acontecerem em forma de campanha”, disse.
Disse ainda, “não é este o momento para se começar a pedir o voto, não é este o momento para apresentar os manifestos eleitorais porque isso tem o tempo reservado que são 45 dias antes da eleições e o seu término 48 horas antes do dia da votação.
Refira-se que a Campanha Eleitoral terá o seu inicio no dia 28 de Agosto e o seu término no dia 6 de Outubro de corrente ano.
(AIM)
ZT/sg