Maputo, 06 Ago (AIM) – O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), o segundo maior partido da oposição no país ocupa a primeira posição no boletim de voto para as 7ª eleições presidenciais, legislativas e 4ª provinciais, marcadas para 09 de Outubro próximo.
O sorteio tinha como objectivo a definição do posicionamento dos candidatos no boletim de voto, bem como dos tempos de antena para a propaganda eleitoral, nos meios de comunicação social.
Assim, de acordo com o sorteio feito na manhã de hoje (06) pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), a Frelimo, partido no poder, ocupa a segunda posição; e a Renamo, maior partido da oposição, está na terceira posição.
O sorteio das posições no boletim de voto foi testemunhado pelos mandatários dos três partidos com assentos na Assembleia da República, o parlamento moçambicano.
Na ocasião, o Coordenador dos Assuntos Legais e Deontológicos na CNE, Rodrigues Tomba, divulgou a calendarização do tempo de antena, para cada partido nos órgãos de comunicação social do sector público.
Fez saber que, para além dos três partidos com assento no parlamento, o espaço de antena é semanal e rotativo, abrangendo outros partidos políticos extraparlamentares que concorrem as sétimas eleições gerais.
“O tempo de antena para os partidos políticos será semanal seguindo o processo de rotatividade”, explicou Rodrigues Tomba.
O porta-voz da CNE, Paulo Cuinica, sublinhou, momentos após o sorteio, que apesar de a campanha eleitoral arrancar 24 do mês em curso, o órgão ainda apresenta um défice financeiro, em valor não especificado, para as 37 formações políticas concorrentes nas eleições gerais.
Aliás, até a presente data, os partidos políticos ainda não receberam o valor da campanha eleitoral que, nos termos da Lei Eleitoral, a CNE deve canalizar os fundos aos partidos políticos 21 dias antes do arranque da campanha eleitoral.
(AIM)
NL/sg