Maputo, 02 Set (AIM)- O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), o segundo maior partido da oposição no país, manteve-se na primeira posição no boletim de voto, na repetição do sorteio para as eleições autárquicas de 11 de Outubro próximo.
Já o primeiro maior partido da oposição, a Renamo, ocupa a segunda posição e o partido no poder, Frelimo, na terceira.
A Frelimo, a Renamo e o MDM são partidos com assento no parlamento. Por essa razão, gozam de prioridade no sorteio, ou seja, são sorteados primeiro e isoladamente e os demais partidos, coligações e associações depois.
No sorteio, a coligação União Eleitoral (UE) ocupa o quarto lugar e o último partido a inscrever-se, o Revolução Democrática (RD), ocupa o último.
O sorteio de hoje realizou-se após a anulação do primeiro realizado no dia 29 de Agosto passado na sequência do acórdão do Conselho Constitucional que ordenou a Comissão Nacional de Eleições a receber a candidatura do RD às eleições, que esse órgão eleitoral havia rejeitado.
No sorteio anulado o MDM tinha ocupado a primeira posição, a Frelimo a segunda e a Renamo a terceira.
Já no sorteio sobre o espaço da antena na rádio e televisão públicas para cada concorrente durante os dias da campanha que arranca no dia 26 do mês em curso, no primeiro dia o RD assume o primeiro lugar, seguido do MDM. O Partido do Progresso do Povo de Moçambique (PPPM) vem na terceira posição.
A Renano está na sexta posição e a Frelimo na décima.
(AIM)
Samuel Nhamurave/FF