Chimoio (Moçambique), 27 Ago (AIM) – A Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique, trabalhou esta terça – feira (27) no bairro 07 de Abril, na cidade de Chimoio, a capital provincial de Manica, onde realizou uma marcha e um comício de pedido de voto a favor do partido e seu candidato a Presidente da República, Ossufo Momade.
Realizou, ainda, campanha porta a porta e contacto interpessoal onde foi apresentado o respectivo manifesto eleitoral.
As brigadas da Renamo também estiveram nos bairros Nhamaonha, 07 de Abril, Centro Hípico e Josina Machel, onde interagiram com o eleitorado.
O delegado político provincial, em Manica, Monteiro Chigona, disse, na ocasião, que o desenvolvimento da província de Manica e o do país só pode ser possível com o envolvimento de todos os moçambicanos.
“A governação da Renamo apostará na agricultura para o aumento da produção agrícola e melhoramento de vias de acesso para as zonas rurais. Fazer com que o produtor tenha valor. Seja considerado um dos melhores constituintes para a economia da província e do país”, afirmou Monteiro Chigona.
Falando perante alguns residentes do bairro 07 de Abril, na cidade de Chimoio, Chigona disse ser necessário valorizar a agricultura como base para o desenvolvimento.
“O que vamos fazer é acabar com essa exploração. Participar no processo de negociação de preço dos produtos e garantir que a agricultura seja uma actividade rentável”, anotou.
Reafirmou que o melhoramento da rede de abastecimento de água potável também consta das prioridades de governação da Renamo e de Ossufo Momade.
“Nas zonas rurais teremos mais água. Onde passam rios havemos de aproveitar esses cursos para garantir água à população. Onde não tem rios vamos abrir furos. Portanto, vote na Renamo e no seu candidato a presidente da República”, pediu.
Prometeu que Ossufo Momade e a Renamo vão colocar mais medicamentos nas unidades sanitárias e garantir um salário condigno para os funcionários públicos.
“Com base nas receitas do nosso Moçambique podemos pagar bem os funcionários públicos”, disse.
Afirmou que não faz sentido que, passados 49 anos após a Independência Nacional, “tenhamos hospitais sem medicamentos, crianças sentadas no chão nas escolas enquanto temos tanta madeira. Vamos resolver estes e outros problemas”.
Na manhã de hoje, a Renamo fez uma passeata pela cidade de Chimoio, que foi desaguar no mercado do bairro 07 de Abril, posto urbano número 03.
Conversou com os eleitores e apresentou o posicionamento nos boletins de voto e os procedimentos a seguir para votar na Renamo, e no Ossufo Momade.
Concorre para o cargo de governador da província de Manica, Saimone Macuiana, que quarta – feira (28) Inicia um périplo pelos distritos da província em caça ao voto.
(AIM)
NM/mz