Bilene (Moçambique), 01 Set (AIM) – uma grande moldura humana, constituída principalmente por mulheres, manifestou neste domingo (01), no distrito de Bilene, província de Gaza, sul de Moçambique, confiança na vitória, a 100 por cento, do partido Frelimo e seu candidato presidencial, Daniel Chapo, nas eleições gerais de 09 de Outubro próximo.
O optimismo foi exteriorizado numa interacção com Gueta Chapo, esposa do candidato presidencial pela Frelimo, que encerrou, ainda neste domingo, a sua campanha eleitoral de três dias em Gaza, através do distrito de Bilene.
Não obstante o optimismo na vitória, os participantes apresentaram preocupações e recomendações a ter em conta na próxima governação.
A falta de oportunidades de emprego para jovens e mulheres, estas últimas que se vêem obrigadas a irem ao lar desempregadas, a corrupção no acesso ao mercado de emprego e ingresso nos centros de formação profissional, deficitária assistência aos idosos, viúvas e órfãos, cobranças elevadas nas fronteiras pelas alfândegas, escassez de escolas técnicas profissionais, são alguns problemas levantados principalmente por mulheres.
Gueta Chapo assegurou que a solução destas e outras preocupações depende do voto em Daniel Chapo e seu partido, a Frelimo.
Sobre os desafios locais, Gueta Chapo disse que estão reflectidos no manifesto eleitoral, que prevê soluções concretas, como a criação de linhas de financiamento para iniciativas geradoras de renda.
Mariane Mavuie, líder do Posto Administrativo de Incaia, enalteceu a iniciativa por entender que a ideia de criar esse banco vai ajudar os jovens e as mulheres.
Num outro desenvolvimento, os residentes de Bilene enalteceram a garantia de que a próxima governação estará assente na assistência aos idosos, órfãos e viúvas.
Concorrem nas próximas eleições gerais quatro candidatos à presidência da República e 37 formações políticas.
(AIM)
NL/mz