Chimoio (Moçambique) 02 Set (AIM) – O delegado político distrital da Renamo, em Chimoio, capital da província central de Manica, afirma que votar no candidato presidencial, Ossufo Momade, e na sua formação política é trazer prosperidade para os moçambicanos.
Esta foi a mensagem de Manuel Macocove durante a campanha do segundo maior partido da oposição nos bairros 7 de Abril, Sithanha, Chianga e Pina.
No nono dia de campanha eleitoral, Manuel Macocove afirmou que escolher na Renamo e Ossufo Momade é trazer solução para os problemas que o país atravessa.
Apontou como principais desafios a corrupção, falta de medicamentos nos hospitais, estradas danificadas e falta de indústria transformadora. Disse estar convicto que a Renamo e seu candidato presidencial, Ossufo Momade, saberão como ultrapassar os desafios caso vençam as próximas eleições gerais, presidenciais e legislativas e das Assembleias Provinciais do dia 09 de Outubro.
“O povo está cansado. Quer mudanças e viver num país seguro. Estamos a ver os raptos que ocorrem todos os dias. A corrupção está atingindo níveis assustadores e o povo está a ficar cada vez mais pobre”, afirmou Macocove.
“O país não tem infra-estruturas básicas suficientes. As crianças estudam sentadas no chão e os hospitais continuam sem medicamentos. Precisamos mudar e isso viragem só será possível com a Renamo e Ossufo Momade no poder”.
Reafirmou que o povo está a sofrer por causa da Frelimo que está no poder há quase 50 anos.
“É o momento de nos libertarmos da Frelimo. Para isso, vamos votar certo. Votar na vitória e no futuro de Moçambique”, disse.
Apelou a união para desenvolvimento e construção de uma província próspera.
Sublinhou que a agricultura também consta das prioridades no manifesto eleitoral da Renamo que, caso seja eleito, será traduzido em plano de governação.
“Queremos que a província seja uma referência na agricultura. Produza e processe os seus produtos aqui em Manica. Para isso, é necessário que implantem indústrias e outras infra-estruturas sociais. Expandir a rede de abastecimento de água, escola e sanitária” referiu
“Não teremos desenvolvimento sem a Renamo. Os outros já mostraram que não têm capacidade para resolver os problemas do povo. A nossa província é rica. Tem muitos recursos naturais que são explorados e exportados, mas não tem vias de acesso em condições. A nossa prioridade será a reabilitação dessas estradas”.
Acrescentou que os professores, enfermeiros e os agentes da polícia não têm um salário condigno. Se votar na Renamo e no Ossufo Momade, as condições destes funcionários, incluindo o pessoal de saúde, terá melhores condições de trabalho.
“Vamos combater a corrupção na saúde, educação, polícia e outros sectores públicos por ser um mal que retarda o desenvolvimento da província de Manica e do país”, vincou.
“Não vamos admitir funcionários corruptos, sobretudos aqueles que cobram pelo serviço prestado à população. Vamos votar na Renamo e no Ossufo Momade para uma vida melhor”.
(AIM)
Nestor Magado (NM) /sg