Milange (Moçambique) 04 Set (AIM) – O candidato presidencial pela Frelimo às presidenciais de Outubro próximo, Daniel Chapo, pediu esta quarta-feira (04), na província da Zambézia, centro de Moçambique, aos membros e simpatizantes da sua formação política e ao público no geral uma campanha eleitoral ordeira e pacífica.
Chapo iniciou esta quarta-feira a campanha eleitoral no segundo maior círculo eleitoral do país, orientando um comício em Milange, um distrito que a oeste faz fronteira com o Malawi.
Chapo e o partido Frelimo prometem dar uma verdadeira aula de democracia na província da Zambézia, demostrando maturidade política e responsabilidade perante o povo, através da convivência pacífica com seus opositores durante a fase da “caça ao voto” na rota das eleições gerais e das assembleias provinciais de 09 de Outubro próximo.
“Quero aproveitar esta ocasião para lançar uma mensagem aos nossos membros, simpatizantes e público em geral para fazerem uma campanha bonita, uma campanha pacífica e ordeira”, disse Chapo, em Milange.
Daniel Chapo assegurou que “a Frelimo está preparada para dar uma aula de paz na Zambézia.”
Segundo Chapo, a Frelimo encarra a campanha eleitoral como um momento de festa e de exaltação dos 30 anos da democracia multipartidária, e promete conduzir, durante os três dias que vai trabalhar em oito distritos da Zambézia, uma campanha exemplar, tal como o fez nas províncias de Sofala, Tete e Manica, todas do centro de Moçambique.
“Fizemos uma campanha bonita nas províncias de Sofala, Tete e Manica. Aqui na Zambézia queremos transformar este momento numa verdadeira festa. Vamos continuar assim a ensinar os outros partidos que a Frelimo é um partido de paz”, acrescentou.
Zambézia é uma província famosa pela forma fervorosa como é vivida a política, sobretudo em períodos eleitorais.
Quanto a promessas para Milange, Chapo foi directo as preocupações da população local, e prometeu a construção da estrada Milange-Saliba, Milange-Majaua, Milange-Corumana e a asfaltagem da estrada Milange-Mulumbo, vias consideradas cruciais para viabilizar o desenvolvimento.
Nos dias que correm, continua um grande desafio o escoamento de produtos agrícolas das zonas de produção para os mercados de consumo.
“Precisamos de construir e reabilitar essas vias”, vincou Daniel Chapo, no comício.
Assegurou que vai, ainda, trabalhar com os agentes económicos locais e produtores para resolver um diferendo ligado aos preços da venda dos produtos agrícolas que lesam os produtores locais.
Em termos de realizações, de acordo com Chapo, o seu partido está a fazer o seu melhor para desenvolver Milange, prometendo que, caso chegue ao poder, mais acções vão ocorrer tendo em vista melhorar a qualidade de vida das populações de Milange.
“Já construímos, em Milange, centros de saúde, e estão em curso obras de reabilitação da estrada Milange-Machaua. Queremos o vosso voto para que continuemos com estas acções”, afirmou.
Daniel Chapo vai trabalhar durante três dias em oito distritos da província da Zambézia, designadamente, Morrumbala, Milange, Gurue, Alto Molocué, Gilé, Pebane, Mocuba e Quelimane.
O objectivo é convencer cerca de três milhões de eleitores daquele círculo eleitoral a votarem em si e na formação política que o suporta, a Frelimo.
Esta quarta-feira (04), Chapo trabalhou nos distritos de Milange, Gurué e Morrumbala, e quinta-feira (05) vai escalar os distritos de Alto Molocué, Gilé e Pebane.
(AIM)
PC/mz