
Primeira Dama da República de Moçambique, Isaura Ferrão Nyusi, visita Líderes Comunitarios em Quelimane. Foto de Carlos Júnior
Quelimane (Moçambique), 18 Set (AIM) – A Primeira-Dama e Presidente da Organização da Mulher Moçambicana (OMM), Isaura Nyusi, escalou esta quarta-feira (18), a cidade de Quelimane, capital da província da Zambézia, para mobilizar votos a favor da Frelimo e seu candidato presidencial, Daniel Chapo, bem como deixar uma mensagem de repúdio aos casamentos prematuros.
No encontro que manteve com o régulo Isaque Mpanga, a Primeira-Dama aproveitou a oportunidade para manifestar o seu apreço com o trabalho realizado pelos líderes comunitários no combate aos casamentos prematuros.
“O nosso suporte são os líderes comunitários pois, em todos os momentos, precisamos do vosso apoio. Enaltecemos a vossa intervenção no combate aos casamentos prematuros que são frequentes”, afirmou.
A Primeira-Dama considera as uniões prematuras, um problema comum na África Austral e, sublinhou que, mesmo nos encontros mantidos com as outras primeiras-damas de África, como a Zâmbia, Namíbia, Botswana e outros, as uniões prematuras têm sido sempre o tema central das discussões.
Vale lembrar que dados recentes, divulgados por Isaura Nyusi indicam que as autoridades moçambicanas assistiram pelo menos 1.473 raparigas de todo o país, para se livrarem das uniões prematuras.
Do total, 1.025 raparigas já foram reintegradas nas instituições de ensino no país.
Partilhou as estratégias implementadas nestes países africanos com vista a combater o mal que se baseia na interacção com os líderes comunitários e religiosos.
“À semelhança dos outros países africanos, em Moçambique, também, o nosso suporte são os líderes. Continuem a trabalhar, o vosso apoio sempre será crucial, embora estejamos num momento de campanha eleitoral”, exortou
“Naturalmente que os líderes comunitários trabalham com as autoridades locais e o Governo, pelo que é notória a vossa intervenção nas comunidades, por isso, estamos muito confortáveis na vitória da Frelimo e o seu candidato”, disse.
Referiu ainda que, o trabalho a ser desenvolvido junto com a comunidade é de mobilizar as meninas e raparigas para que elas permaneçam na escola e os resultados são encorajadores.
“Sentimo-nos encorajados com estes programas que já iniciamos em todas as áreas, na saúde, educação, construção de escolas e projectos sociais”, sublinhou.
Na sua mensagem, além da paz, o Homem, um dos pilares do manifesto eleitoral, mereceu especial atenção, porque “nós precisamos deste Homem e devemos muni-lo de valores éticos-morais.
“Para desenvolvermos precisamos de ter estes valores e asseguro que a Frelimo e Chapo vão continuar com estes desafios”, disse.
Durante o encontro com membros, simpatizantes e população, em geral, sensibilizou a todos a votarem de forma consciente, tendo transmitido a confiança de que, a Frelimo e o candidato vão continuar a trabalhar para melhorar a vida da população.
(AIM)
NL/sg