
Balama (Moçambique), 24 Set (AIM) – O candidato da Frelimo às presidenciais de 09 de Outubro próximo, Daniel Chapo, prometeu aumento de investimentos na expansão da rede eléctrica e de sistemas de abastecimento de água às comunidades no distrito de Balama, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.
No seu segundo dia de campanha eleitoral em Cabo Delgado, Chapo fez a mesma promessa no distrito de Namuno, onde realizou o seu primeiro comício eleitoralista de sensibilização para o voto, na fase derradeira da caca ao voto rumo às VII eleições presidenciais, legislativas e IV das assembleias provinciais.
Na visão do candidato do partido governamental, apesar do trabalho notável, tanto no aumento do acesso à energia nas zonas remotas, como a subida considerável do número de comunidades com acesso à água, ainda há necessidade da expansão da rede de energia e água, tendo em conta a dinâmica social local.
“Aqui em Balama, sabemos que a população clama pela reabilitação dos sistemas de abastecimento de água e construção de novos para aumentar o acesso. Sabemos também que as populações pedem a expansão da rede eléctrica. Ainda esta semana foi inaugurada uma nova rede eléctrica no Posto Administrativo de Mavala”, disse o Candidato Chapo, em comício eleitoral em Balama.
Em Namuno, para além da promessa de dar continuidade aos projectos de acesso universal de energia eléctrica e água, como serviços essenciais para as populações, Chapo também comprometeu-se a impulsionar melhorias nas vias de acesso, garantindo intervenções nas estradas locais para a melhoria da circulação de pessoas e bens.
Ainda em Balama, o candidato prometeu a construção de um mercado grossista para fornecimento de produtos em escala aos distritos de Balama, Montepuez, e Namuno, em Cabo Delgado, e Marrupa, na província do Niassa, também no norte do país.
“Este mercado de venda a grosso servirá de referência nesta zona. Vai alimentar Montepuez, Balama e Marrupa”, assegurou.
Refira-se que sexta-feira (27), o Presidente da Frelimo, partido no poder, e da República, Filipe Nyusi, e o candidato Daniel Chapo trabalharam juntos no primeiro dia de caça ao voto na província de Cabo Delgado.
A porta de entrada de Daniel Chapo, em Cabo Delgado, foi justamente a zona norte desta província, concretamente Mocímboa da Praia, vila com importante e estratégico porto, que havia sido ocupada por terroristas em Agosto de 2020.
Daniel Chapo continuará, nos próximos dois dias, em campanha eleitoral na província de Cabo Delgado, tendo em vista mobilizar um universo de 1,4 milhão de potenciais eleitores inscritos.
(AIM)
PC/mz