Nacala-Porto (Moçambique), 10 Out (AIM) – O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) de Nacala Porto considera que a votação desta quarta-feira (09), e o processo de contagem dos votos naquela região decorreu num clima de paz e tranquilidade.
A avaliação é do o director distrital do STAE, Zacarias Amade, num breve encontro mantido com a AIM hoje, em Nacala Porto, para fazer o balanço preliminar sobre o processo de votação esta quarta-feira (09) neste distrito.
Zacarias Amade salientou que todo o processo de votação ocorreu sem sobressaltos desde a abertura das urnas, contagem dos votos até ao encerramento das mesas das assembleias de voto.
“Comparando os anos anteriores vou dizer que estas foram as eleições mais ordeiras, não houve problemas daqueles que nós vimos no passado de queimarem pneus nas estradas, confusão entre a polícia e a população, tirando aquele lícito que já reportaram na media ocorrido na Escola Primária Completa 7 de Abril, quando uma cidadã foi surpreendida com mais um boletim de voto. O mesmo ocorreu na contagem pois este ano não houve problemas e tudo decorreu tranquilamente”, disse Amade.
“Gostaria de apelar as coligações ou as organizações políticas dos partidos políticos para que mantenham a mesma postura para evitar confusões.
Zacarias Amade referiu estarem a fazer a recolha dos MMV’s das escolas para o STAE para eles procederem à entrega dos resultados e dos kits.
“Nós vamos proceder à entrega à Comissão Distrital de Eleições (CDE), que já está posicionada aqui numa das nossas salas, onde eles vão usar como sala de apuramento do processo eleitoral”, avançou.
Questionado sobre o processo de pagamento dos subsídios dos MMV’s, Amade esclareceu que houve um pequeno desentendimento esta manhã porque os valores ainda não tinham sido levantados no banco, mas a situação já está acautelada e os pagamentos estão a ser realizados de acordo com a chegada dos mesmos ao STAE.
Nas cinco escolas em que a AIM fez a ronda, deparou que muitas das assembleias de voto já tinham colado seus editais e apenas três das oito na Escola Primária Completa (EPC) de Murupelane e uma das 10 na EPC do Triângulo e que ainda estava no processo de preenchimento dos editais para posterior colagem.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG) /sg