
Lichinga (Moçambique) 10 Out (AIM) – A Comissão Provincial de Eleições (CPE) de Niassa, norte de Moçambique, confiscou 26 credenciais falsos que se destinavam aos delegados de candidatura do Povo Optimista para o Desenvolvimento de Moçambique (PODEMOS) um partido extraparlamentar.
As falsas credenciais eram para ser utilizados pelos seus respectivos portadores, durante a realização das VII eleições presidenciais e legislativas, e IV para as assembleias provinciais e de governador de província, que tiveram lugar quarta-feira (09).
O presidente da CPE de Niassa, Xavier Uaceda, disse em conferência de imprensa havida hoje em Lichinga, que, dos 26 falsos delegados, 19 destinavam-se ao distrito de Lago, e sete em Lichinga.
Uaceda afirmou que cinco delegados estão detidos e os restantes em processo de investigação.
No entanto, as vias de acesso que facilitam a comunicação das nove mesas de voto instaladas nas escolas primárias completas de Nacare 2, Chapula, Maunda, Mangazi, Insaca, Menhaute, Naparamanja, Mutapare e Chicuata, no distrito de Mecanhelas, foram obstruídas por malfeitores, no dia de votação (09).
Acrescentou que os envolvidos já estão sob custódia policial.
Relativamente ao apuramento parcial de dados, Uaceda disse que até à tarde de hoje, o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) da província processou nove mesas e o candidato à Presidência da República, Daniel Chapo, lidera a contagem paralela com 12.940 votos, seguido do candidato Venâncio Mondlane, com 1.122 votos. Mondlane é suportado pelo PODEMOS.
Ossufo Momade, candidato presidencial da Renamo, o maior partido da oposição no país, amealhou 1.047 votos, e Lutero Simango, do Movimento Democrático de Moçambique, conseguiu 433 votos.
Nas eleições legislativas, a Frelimo lidera com 2.560 votos, seguida pela Renamo, com 110 votos. A Revolução Democrática (RD) um partido extraparlamentar, ganhou 28 votos, PODEMOS 26 votos, MDM 20 votos.
Os outros partidos não obtiveram ainda nenhum voto.
Para realizar eleições gerais, o STAE contratou um total de 10.157 membros da mesa de voto, que serviram as 1.451 mesas de votação, em toda Niassa.
Niassa recenseou 872.186 potenciais eleitores.
(AIM)
Ac/sg