
Maputo, 14 Dez (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, distinguiu, através de decreto presidencial, três instituições de ensino superior em Moçambique, pelo empenho e dedicação nas suas tarefas e atribuições no processo de ensino e aprendizagem em diversas áreas.
Trata-se da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) que recebeu a “Ordem Eduardo Chivambo Mondlane, do 1.º Grau”, da Academia Militar Marechal Samora Machel atribuída a “Ordem Samora Moisés Machel, do 1.º Grau”, e à Academia de Altos Estudos Estratégicos, distinguida com a “Ordem Militar 25 de Setembro, do 1.º Grau”.
A informação consta do comunicado da Presidência da República, enviado à AIM, que dá conta de que o estadista moçambicano fez as distinções no uso da competência que lhe é conferida pela Constituição da República.
A Ordem Eduardo Chivambo Mondlane é a mais alta condecoração da República de Moçambique, e foi criada com o objectivo de valorizar os actos e sacrifícios extraordinários consentidos na luta pela unidade nacional e libertação económica, social e cultural, contra o colonialismo e o racismo, pela paz, amizade, solidariedade e progresso da humanidade.
Enquanto isso, a distinção com a Ordem Samora Moisés Machel, do 1.º Grau, surge em reconhecimento dos actos excepcionais de coragem, sacrifício, empenho pessoal e institucional, e dinamismo de direcção demonstrado em prol da pátria.
Por fim, a Ordem Militar 25 de Setembro, do 1.º Grau, foi criada com o objectivo de valorizar os actos extraordinários de heroísmo, de abnegação, de valentia e de coragem consentidos na luta de libertação nacional e na defesa da Pátria.
(AIM)
pc/mz