
Nampula (Moçambique), 21 Jan (AIM) – A Nacala Logistics disponibilizou sementes diversas e fertilizantes para apoiar as comunidades atravessadas pela linha férrea que liga as minas de carvão de Moatize, em Tete, ao terminal multi-uso em Nacala-a-Velha, província de Nampula, norte de Moçambique.
Trata-se de 100 toneladas de sementes diversas (feijão-nhemba, boer, gergelim, amendoim, milho) e mais 240 toneladas de fertilizantes.
Com este gesto de acção social, a empresa propõe-se a contribuir para que as famílias, afectadas pelos impactos dos últimos ciclones, com destaque para o Chido, possam repor as culturas destruídas e garantir a segurança alimentar e nutricional.
De acordo com Celso Mutadiua, gerente da Social Security, a Nacala Logistics não apenas fornece insumos agrícolas, mas também oferece assistência técnica, monitora os produtores, conecta-os ao mercado e recolhe informação para melhorar o programa.
“Além das culturas de rendimento, a empresa incentiva a produção de hortaliças como cebola, tomate, repolho e couve,” destacou Mutadiua.
Por sua vez, Betner Tivir, analista da Social Security, disse que o gesto da Nacala Logistics reforça o respeito e o valor que a empresa tem pelas comunidades ao longo do corredor.
“A Nacala Logistics é solidária a todas as famílias assoladas pelas intempéries. Já fizemos o mesmo tipo de apoio em ciclones passados, e perante ao que aconteceu face ao Dikeledi reforçamos os apoios providenciando insumos agrícolas para ajudar na continuidade da actividade agrícola dessas famílias ao longo do corredor de Nacala,” afirmou.
Desde 2014, sete mil famílias de um agregado de 5 pessoas cada, totalizando 35 mil beneficiários, recebem anualmente financiamento e assistência técnica da Nacala Logistics em Moçambique.
Nacala Logistics é uma marca que surge da fusão de cada uma das identidades das concessionárias do Corredor de Nacala: Corredor do Desenvolvimento do Norte-CDN, Corredor Logístico Integrado de Nacala-CLN, Central East African Railways-CEAR, e Vulcan Logistics Limited-VLL.
Responsável pela gestão do Terminal Portuário Multiusuário de Nacala-à-Velha e pelo transporte ferroviário ao longo dos 1.700 quilómetros de linha férrea compartilhada, a Nacala Logistics dedica-se ao transporte de carvão mineral, carga geral e passageiros de Nacala a Moatize, passando pela República do Malawi.
(AIM)
RI/mz