
Presidente da Câmara de Comércio de Moçambique, Álvaro Massingue (direita) e chefe da delegação de empresários japoneses, Toshihiro Takagi (esquerda)
Maputo, 17 Fev (AIM) – A Câmara de Comércio de Moçambique (CCM) anunciou hoje (17), em Maputo, que empresários do Japão estão interessados em explorar novas oportunidades de negócio em Moçambique, incluindo na comercialização de produtos agrícolas e alimentos processados no país.
Segundo o Presidente da CCM, Álvaro Massingue, a vinda ao país da delegação de empresários japoneses reflecte o conhecimento da qualidade e potencial do sector agro-industrial de Moçambique.
“Este é um país de altas potencialidades, grandes oportunidades de negócio tanto para moçambicanos como para estrangeiros, por isso é algo que nós temos que encarrar com seriedade”, disse Massingue.
Ressalvou que o país dispõe mais de 36 milhões de hectares de terras aráveis, ricas em recursos naturais e atravessadas por importantes cursos de água que favorecem agricultura de sequeiro e irrigada.
Referiu que o país possui igualmente cidades portuárias Maputo, Beira e Nacala, cidades turísticas Inhambane, Pemba e Vilankulos, cidades agrícolas Chókwè, Xai-Xai e Chimoio, potencial pesqueiro nas cidades de Vilanculos, Inhambane e Beira, bem como províncias com recursos minerais e energéticos.
A delegação de empresários do Japão, desloca-se terça-feira (18), à província de Nampula, para mais uma missão exploratória.
Em Nampula, os empresários japoneses deverão escalar os distritos de Ribaué e Ilha de Moçambique, respectivamente.
“Esta é uma missão exploratória, aqui o B2B permite o intercâmbio entre empresários para ver o que a nossa parte pode oferecer e o que é que eles também oferecem e aí vão surgir às sinergias e fazer o negócio”, disse Massingue.
Já o chefe da delegação de empresários japoneses, Toshihiro Takagi, fez saber que com a vinda dos empresários do seu país espera-se o fortalecimento do intercâmbio entre ambos países.
“Esperamos aprofundar esta oportunidade para desenvolver o nosso intercâmbio e acelerar as economias de Moçambique e do Japão “, disse Toshihiro Takagi,
Por seu turno, o director do escritório da Japan External Trade Organization (JETRO -Maputo), Atsushi Matsunaga, fez saber que a delegação é composta por empresários dos ramos de Marketing, Tecnologia do Saber Fazer, Agricultura e outras áreas.
“Em termos de investimento nós consideramos que Moçambique tem maiores oportunidades nas áreas de agricultura, processamento, agro-negócio, mas também área de indústria, recursos naturais e outros”, referiu Matsunaga.
É a primeira vez que chegam ao país, empresários das cidades municipais do Japão.
Refira-se que o intercâmbio efectuado hoje (17) entre vários empresários da CCM e empresários japoneses enquadra-se no conceito chamado B2B Business Networking.
(AIM )
MR/sg