
Jovens moçambicanos
Maputo, 6 Mar (AIM) – O director de programas da Sociedade Financeira de Desenvolvimento (GAPI), Rui Amaral, disse quarta-feira (5) que a União Europeia está a apoiar o programa INCUBOX-II, uma iniciativa lançada em Janeiro do presente ano e que vai assistir a criação de 1.080 micro, pequenas e médias empresas de jovens empreendedores nas províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa.
Desenvolvida pela GAPI, a INCUBOX é uma iniciativa que será implementada em parceria com a Fundação Aga Khan, com financiamento da União Europeia.
Segundo Rui Amaral, a fase II terá como enfoque os jovens da faixa etária 18 a 35 anos de idade.
A actual fase irá durar 48 meses, período durante o qual serão capacitados 250 estagiários.
Do global de 1.080 empresas consta que cerca de 40% serão geridas por mulheres, com acesso a Internet por via de painéis solares.
“A GAPI tem como pilar, nós não entregamos dinheiro ou recursos , sem ter a certeza que as pessoas vão ter capacidades de gerir esses recursos”, disse o Presidente do Conselho de Direcção da GAPI , Rafael Uaene.
Um dos desafios é a criação de empregos, sabemos os momentos que os jovens estão atravessar .
Por seu turno, o Presidente do Conselho Municipal da cidade de Maputo, Rasaque Manhique, fez saber que GAPI é uma instituição que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da economia.
“O município de Maputo como capital tem o testemunho de um número crescente de micro, pequenas e médias que contribuem de forma segura, livre para a economia local ” disse.
(AIM)
MR/sg