
Presidente da República, Daniel Chapo, visita Academia Aga Khan na cidade da Matola, província de Maputo
Maputo, 18 Jun (AIM) – O Presidente da República, Daniel Chapo, visitou na manhã desta quarta-feira (18), a Academia Aga Khan na cidade da Matola, província de Maputo e, no fim, desafiou a fundação a estudar a possibilidade de replicar o mesmo modelo no sector da saúde.
O Chefe do Estado defendeu essa abordagem durante a visita que tinha por objectivo se inteirar do funcionamento do projecto da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, uma iniciativa que representa uma oportunidade de acesso a uma educação de excelência, através de programas de formação concebidos para a melhoria da qualidade de ensino.
“A Rede Aga Khan está a fazer um excelente trabalho e achamos que é uma experiência que deveria ser replicada a nível do país, tratando-se de um ensino de qualidade. Estávamos a conversar para ver a possibilidade de replicar investimentos do género para a área da saúde”, disse Chapo.
O Chefe de Estado entende que a Rede Aga Khan pode expandir os seus investimentos para a área de saúde dada a importância que este sector representa no processo de desenvolvimento em Moçambique, utilizando suas competências e a excelência que apresentam no sector de educação, para impulsionar outras áreas sociais.
Na academia, Chefe do Estado visitou vários compartimentos com demonstrações laboratoriais que ajudam os estudantes oriundos de várias províncias do país e do resto do mundo, a explorarem o seu potencial no processo de ensino e aprendizagem.
“Valeu a pena termos visitado esta academia de excelência. Vamos continuar a conversar para ver se temos mais projectos do género em várias áreas de actividade”, vincou.
Os responsáveis pela Fundação Aga Khan Moçambique apresentaram projectos implementados em iniciativas multissectoriais de desenvolvimento social em várias provinciais e em áreas programáticas de intervenção na agricultura e segurança alimentar, saúde, nutrição, sociedade civil, emprego, empreendedorismo, entre outras.
A Academia Aga Khan de Maputo é a terceira de uma rede estabelecida por Sua Alteza, o Príncipe Karim Aga Khan IV, seguindo o modelo de sucesso estabelecido pelas duas primeiras academias, inauguradas em Mombasa, Quénia, em 2003, e em Hyderabad, Índia, em 2011. A quarta academia foi inaugurada em Dhaka, Bangladesh, em 2022.
Com instalações de última geração, um corpo discente multicultural e uma equipe experiente de educadores e funcionários, no Aga Khan os alunos recebem uma educação de alto padrão, numa academia credenciada como Escola Mundial do Bacharelado Internacional para o Programa de Anos Primários, Programa de Anos Intermediários e Programa de Diploma.
Segundo a direcção da academia, a admissão é isenta de recursos, pois a mesma é baseada no mérito, considerando todos os alunos elegíveis, independentemente de sua condição socioeconómica.
A academia está comprometida com a excelência em todos os aspectos da educação, um compromisso plasmado no currículo académico, bem como o campus onde os alunos vivem e aprendem.
(AIM)
Paulino Checo/sg