
Primeira-Dama da República, Gueta Chapo, recebe no seu Gabinete de Trabalho, corpo directivo do Comité da Mulher Trabalhadora na Organização dos Trabalhadores de Moçambique-Central Sindical (OTM-CS)
Maputo, 14 Mar (AIM) – A Primeira-Dama da República, Gueta Chapo, recebeu hoje (14), no seu Gabinete de Trabalho, o corpo directivo do Comité da Mulher Trabalhadora na Organização dos Trabalhadores de Moçambique-Central Sindical (OTM-CS), que pretende unir forças com vista a alcançar objectivos comuns com destaque a Convenção 183 que trata sobre a maternidade, discriminação no trabalho, violência, assédio para ter acesso ao emprego, entre outros desafios.
Segundo a representante do Comité da Mulher Trabalhadora na OTM-CS, Clara Munguambe, a visita tinha por objectivo unir forças para ultrapassar os desafios referidos.
“Nós viemos aqui para saúda-la, Como é óbvio nós recebemos uma Primeira-dama à 15 de Janeiro, como estrutura da mulher, faz parte da nossa agenda saudar e também nos apresentarmos, porque afinal de contas aquilo que são os objectivos das mulheres sempre são comuns”, disse.
O Comité da Mulher Trabalhadora na OTM-CS, entende que não há objectivo específico de uma mulher e objectivo para outra.
Por isso, encoraja a união de todas mulheres do país de forma a alcançar os objectivos globais.
“Nós às mulheres queremos ser reconhecidas e valorizadas, nós queremos que o assédio para ter emprego seja eliminado de uma vez por todas, pois não é justo que uma mulher para poder trabalhar tenha que passar por várias consequências negativas. Se ela é capaz, e formada, tem que haver justiça perante a Lei de Trabalho”, disse.
Munguambe sublinhou que o Comité Sindical da Mulher Trabalhadora também quer resgatar os valores morais e culturais.
Acrescentou que a apresentação dos desafios visa por outro lado uma luta conjunta de forma que o artigo 183 seja futuramente ratificado pelo parlamento moçambicano.
(AIM)
MR/sg