
Maputo, 18 Mar (AIM) – As cidades de Maputo e Matola, zona sul de Moçambique registaram hoje (18) um dia relativamente calmo, depois da tensão provocada pelo anúncio ilegal de um feriado nacional decretado pelo ex-candidato presidencial, Venâncio Mondlane.
O seu mentor, explica que a data foi escolhida para, alegadamente, homenagear os novos heróis nacionais, que no se entender, são os que defendem actualmente as causas dos jovens.
Pelo anúncio da paralisação das actividades a nível de todo país, Maputo e Matola acordaram receosos, pois as manifestações anteriores acabaram por degenerar em violência.
Esta segunda-feira foi um pouco diferente o nível de violência, pois ao longo do dia as actividades observaram uma tendência do curso normal, embora algumas empresas privadas tenham decidido não arriscar, e permanecer encerradas, por medo de saques e vandalização.
Na zona da Casa Branca, local crítico nos dias de manifestações, houve tentativas de bloqueio da via principal que liga as cidades de Maputo e Matola, mas a Polícia da República de Moçambique (PRM) foi chamada rapidamente para garantir a manutenção da ordem e tranquilidade públicas.
Na tentativa de restabelecimento da ordem no local, para assegurar a circulação de pessoas e bens, um jovem foi alvejado mortalmente, uma situação que exacerbou os ânimos, mas sem danos adicionais.
Ainda na cidade da Matola, as instituições públicas funcionaram em pleno, mas as actividades informais estiveram alguns furos abaixo, devido a fraca circulação dos transportes semi-colectivos.
Já na cidade de Maputo, as instituições públicas funcionaram sem restrições, incluindo hospitais, tribunais, ministérios, entre outros, sendo que, o comércio que é o motor da economia local, esteve relativamente fraco, por receio de actos de vandalização.
Tanto na Matola como em Maputo, o sector da educação registou uma fraca actividade, pela ausência dos alunos e professores devido à escassa circulação do sistema de transporte público. Algumas escolas privada a cancelarem as aulas por razões de segurança.
(AIM)
PC/sg