
Presidente da República recebe membros da Associação Nacional dos Municípios de Moçambique (ANAMM)
Maputo, 18 Mar (AIM) – Os 65 municípios existentes em Moçambique comprometem-se a trabalhar na busca de soluções para os problemas que o país enfrenta.
O compromisso foi expresso pelo presidente da Associação Nacional dos Municípios de Moçambique (ANAMM), João Ferreira, num breve contacto mantido com a imprensa hoje, em Maputo, minutos após o término de um encontro com o Presidente da República, Daniel Chapo.
Frisou que os municípios estão disponíveis e aptos a prestar assistência no que for necessário para o desenvolvimento não só dos municípios, mas também do país.
“Não trouxemos uma carteira de preocupações, trouxemos uma carteira de soluções, avançamos algumas propostas do que é que nós podemos ajudar para sermos a solução”, afirmou Ferreira, que é igualmente edil de Chimoio, capital da província central de Manica.
No encontro, segundo Ferreira, foi notório o engajamento do Chefe do Estado na busca de saída para os problemas que apoquentam os munícipes, em particular e os moçambicanos, no geral.
Sem apresentar detalhes, o presidente revelou que a ANAMM criou uma Empresa Nacional de Desenvolvimento, que deverá comparticipar na aquisição de equipamentos para dividir pelas autarquias municipais, para que sejam os próprios municípios a resolver os da edilidade, bem como dos distritos onde estão inseridos.
“Estamos prontos para ajudar naquilo que tem sido a grande mudança que se quer fazer no nosso país, na questão de servir e servir cada vez melhor a todos”, vincou.
Desde meados de Outubro último, que o país se debate com uma crise pós-eleitoral caracterizada pelas manifestações violentas que desembocam em vandalização e saque de bens públicos, privados e particulares.
Convocadas pelo candidato presidencial derrotado, Venâncio Mondlane, nas VII eleições gerais de 09 de Outubro, as manifestações destruíram o tecido social, económico, religioso, até cultural, facto que impede o funcionamento normal das instituições do país..
Como forma de pôr fim às manifestações, a 05 de Março corrente, os presidentes e secretários-gerais dos partidos com assentos nas Assembleias, da República (AR) o parlamento do país, provinciais e municipais, assinaram o compromisso político para um diálogo nacional e inclusivo.
Formada em 2004, a ANAMM representa e atende os 65 municípios existente em Moçambique orienta o seu trabalho no desenvolvimento Institucional e de recursos humanos; comunicação, relações internacionais e cooperação; advocacia; capacitação dos membros, sustentabilidade financeira e fortalecimento, representatividade e inclusão.
(AIM)
Ac/sg