
Presidente da República, Daniel Chapo, recebe Director-geral do Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças de Africa (CDC-África), Jean Kaseya
Maputo, 10 Abril (AIM) – O Presidente da República, Daniel Chapo, disse hoje (10), em Maputo, que o executivo moçambicano poderá incrementar o orçamento direccionado ao sector de saúde com vista fortalecimento do sistema no país.
Chapo anunciou o facto durante a audiência que concedeu ao director geral do Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças de Africa (CDC-África), Jean Kaseya.
Kaseya encontra-se no país a participar na reunião anual da Associação Internacional dos Institutos Nacionais de Saúde Pública (IANPH), evento dde três dias em curso em Maputo e junta mais de 60 países de quase todo mundo.
O aumento do orçamento para o sector de saúde no país poderá trazer impacto significativo no fortalecimento do sistema nacional de saúde.
“Estou a trazer boas notícias para África e para o mundo, sobre o compromisso do Presidente de Moçambique, aumentar o orçamento para a saúde no país “, disse Kaseya.
A fonte aproveitou a oportunidade para enaltecer o Presidente da República, pelo facto de promover a paz em Moçambique.
“Disse-lhe que a paz que conseguiu estabelecer neste país está atrair atenção do mundo, em particular a atrair fundos para Moçambique “, disse.
O encontro com o Chefe do Estado moçambicano, tinha em vista a troca de ideias sobre apoio contínuo da Organização ao sector de saúde em moçambicano.
África CDC é um órgão técnico da União Africana que tem se empenhado em fortalecer a capacidade dos países Africanos para enfrentarem ameaças a saúde pública.
Fez saber que a sua instituição está disponível em colaborar com o Instituto Nacional de Estatística (INE) com objectivo de reforçar a capacidade do país em monitorar e responder às necessidades em saúde pública, uma parceria que no seu entender poderá fortalecer os sistemas de saúde para gestão mais eficaz das políticas de saúde.
No encontro com o estadista Moçambicano, foi igualmente abordado a importância da mobilização de recursos financeiros para a saúde pública, um desafio que tem sido constante.
“O África CDC está empenhado em promover parcerias e mobilizar recursos para apoiar o fortalecimento de sistemas de saúde em toda África “, concluiu.
(AIM)
MR/sg