
Barcos da marinha de guerra em exercicios militares. Foto de Ferhat Momade
Maputo, 15 Abr (AIM) – Moçambique vai contar, brevemente, com o primeiro Centro de Fiscalização Marítima Regional, a primeira infraestrutura do género no país que está a ser erguida na cidade de Maputo, a capital moçambicana.
O empreendimento, que está a ser equipado com novas tecnologias de comunicação, foi concebido para garantir o controle de navegação marítima ao nível dos países da região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
A informação foi avançada esta terça-feira (15), na cidade da Beira, província central de Sofala, pelo director Nacional da Divisão de Administração Marítima no Instituto Nacional do Mar (INAMAR), César Maposse, que falava sobre os projectos em curso para a fiscalização marítima no território moçambicano.
Maposse assegurou que o governo tem em carteira diversos projectos para garantir a segurança marítima em toda a zona costeira do país.
“Tendo em conta que o país vai hospedar o Centro Regional do MCS, Monitoria e Controle de Fiscalização da SADC, há necessidade de nós, como país, garantirmos que os nossos agentes, em todos os portos, estejam capacitados com ferramentas para garantir uma fiscalização eficaz e dar as instruções necessárias para que haja segurança durante a navegação e haja segurança na produção dos bens no mar”, disse.
“Nós, como autoridade marítima nacional, é nossa responsabilidade ter uma capacidade institucional condigna para levar a cabo esta missão nobre de garantir a segurança marítima no centro, que está na fase conclusiva da sua construção, e é importante existir uma conexão de países da região para que, de facto, não haja violação das suas águas”, acrescentou.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG)/dt