
Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Rasaque Manhique e o Administrador-Delegado do Standard Bank, Bernado Aparício, na assinatura do memorando do entendimento, visando a Sustentabilidade do Passeio e Jardim 10 de Novembro. Foto de Carlos Júnior
Maputo, 16 Abr (AIM) – Arrancam este mês as obras de requalificação do passeio e jardim da Avenida 10 de Novembro, da ponte cais até a avenida António Fernandes.
A requalificação visa conferir uma sustentabilidade social e ecológica, garantindo recursos básicos e necessários para uma vida saudável e de boa qualidade aos munícipes e utentes da avenida.
As obras, com uma duração de cinco meses, será desenvolvido com o apoio financeiro e técnico do Standard Bank, que pretende transformar o jardim da Avenida 10 de Novembro, através da introdução de novas espécies vegetais, sistemas de irrigação automática, iluminação solar, de forma a destacar a beleza do jardim e conservar os recursos naturais.
“A nossa intervenção na emblemática Avenida 10 de Novembro vai abranger o passeio, onde vamos, entre várias acções, instalar mobiliário urbano sustentável, lixeiras para reciclagem e pontos de carregamento USB movidos a energia solar, garantindo segurança e conveniência para todos”, disse esta quarta-feira (16), em Maputo, o administrador-delegado do Standard Bank, Bernardo Aparício, durante a cerimónia de Assinatura do Memorando entre o Standard Bank e o Conselho Municipal de Maputo.
Aparício considera a assinatura do Memorando de Entendimento com o Conselho Municipal de Maputo, um passo concreto em direcção a uma cidade mais sustentável e inclusiva para todos os munícipes, bem como um exemplo de como a colaboração entre os sectores privado e público pode gerar impactos positivos e duradouros para a população.
“Com os espaços renovados para caminhadas, exercícios e piqueniques, queremos incentivar a prática de actividades físicas e o convívio social e, o jardim vai impactar positivamente na saúde e bem-estar de todos que frequentam o espaço”, disse.
Mas, também, vai contribuir para elevar os níveis de educação e consciência ambiental com a introdução de pontos de reciclagem e de informações sobre preservação ambiental, que incentivará hábitos ecológicos em famílias e jovens.
Referiu ainda que, o fim último deste projecto é melhorar a qualidade de vida de milhares de munícipes, incluindo trabalhadores de ministérios e empresas vizinhas, que utilizam o local para deslocamentos diários e momentos de pausa, bem como das famílias e moradores locais, que frequentam a avenida para lazer aos finais de semana, e aos turistas, como parte do seu roteiro de visita a Cidade de Maputo.
E, sustentou que, a presença de mais turistas, atrairá oportunidades para o estabelecimento de negócios mais estruturados, impactando positivamente na economia familiar de centenas de jovens que obtém o seu sustento no local.
Por sua vez, o Edil de Maputo, referiu que, o aumento da cobertura vegetal, através d plantio de mais árvores e outras espécies vegetais, vai contribuir para a preservação ambiental e oferecer mais conforto aos munícipes.
“A colocação de pontos de carregamento de celulares e ecopontos de recolha de resíduos sólidos, incentivará formas de mobilidade mais ecológicas e seguras, reforçando e promovendo a convivência durante o período nocturno”, realçou.
(AIM)
NL/sg