
Director dos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social de Chókwè, Marcelo de Almeida
Chókwè (Moçambique) 29 Jun (AIM) – O distrito de Chókwè, na província meridional de Gaza, em Moçambique, regista melhorias assinaláveis no seu perfil epidemiológico, com queda significativa nos casos de diarreia e disenteria.
“O nosso perfil epidemiológico, a nível do distrito, revela que durante o primeiro trimestre de 2025, foi caracterizado pela redução de casos de malária em 60 por cento. Em 2025, foram notificados 3.483 casos de malária contra 8.643 casos em 2024”, revelou recentemente à AIM o Director dos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social de Chókwè, Marcelo de Almeida.
Segundo a fonte, além da malária, houve igualmente redução de outras doenças prevalentes. Os casos de diarreia registaram uma redução de 79 por cento que passaram de 849 registos no primeiro trimestre de 2024 para apenas 177 no mesmo período deste ano, o número de mordeduras de animais caiu 43 por cento, passando de 14 para 8 casos, e os registos de disenteria reduziram de 82 para 52 notificações.
As autoridades locais destacam que o progresso alcançado é fruto de acções sistemáticas de prevenção e promoção da saúde desenvolvidas nas comunidades, com envolvimento directo dos profissionais de saúde, líderes comunitários e da população.
O dirigente avançou ainda que este resultado “é fruto das várias acções que estão sendo desenvolvidas a nível da comunidade, nas visitas porta-a-porta, dentre várias acções que são feitas no combate à malária, a distribuição de redes mosquiteiras na consulta pré-natal, a sensibilização para o uso de produtos repelentes caseiros, dentre outros”.
De acordo com Almeida, esses resultados mostram um reforço das medidas básicas de higiene, sensibilização comunitária e maior procura pelos serviços de saúde.
No domínio das doenças de notificação obrigatória como o sarampo, o tétano neonatal e a paralisia flácida aguda, os dados indicam que o distrito de Chókwè mantém uma situação de estabilidade.
Afirmou que foram notificados 17 casos suspeitos de sarampo, o que representa um cumprimento de mais de 100 por cento da meta anual. Para o tétano neonatal, registaram-se 12 casos, equivalendo a um cumprimento de 100 por cento da meta, e para a paralisia flácida aguda foi notificado um caso suspeito, o que corresponde a 25 por cento da meta estabelecida.
“Para esses três casos que me referi, importa anunciar afirmar que encaminhamos as amostras ao laboratório provincial, para os trâmites subsequentes, e nenhum caso foi confirmado para estas doenças. O que significa que, para estas doenças de notificação obrigatória, o distrito ainda está estável”, sublinhou Almeida
Outro ponto relevante destacado pelo dirigente é que, durante o período em análise, não foi registado nenhum óbito relacionado às doenças de notificação obrigatória, o que reforça o impacto positivo das medidas de prevenção e vigilância activa implementadas pelas autoridades de saúde em coordenação com os actores comunitários.
(AIM)
SNN/sg