
Presidente da República, Daniel Chapo, reúne-se com representantes da comunidade moçambicana residente na Espanha
Maputo, 29 Jun (AIM) – Os moçambicanos residentes na em Espanha são chamados a manter vivo o orgulho nacional, o patriotismo e o compromisso com os valores e interesses do país, onde quer que se encontrem.
O chamamento é do Presidente da República, Daniel Chapo, durante um encontro mantido neste domingo com a comunidade moçambicana residente neste país europeu.
“Temos que continuar com este orgulho de sermos moçambicanos, sermos patriotas, continuarmos a defender o interesse nacional e do povo moçambicano em qualquer local onde nós nos encontramos, em qualquer parte do mundo”, afirmou o Chefe do Estado, durante um encontro, citado em nota de imprensa.
Chapo iniciou o primeiro dia da sua visita a Espanha, onde se encontra para participar na IV Conferência Internacional das Nações Unidas sobre o Financiamento ao Desenvolvimento, a decorrer em Sevilha.
Na ocasião, o Presidente da República iniciou a sua intervenção partilhando a situação política, económica e social de Moçambique, com destaque para os esforços em curso para a consolidação da paz e da estabilidade.
O estadista destacou o papel central do diálogo como instrumento de inclusão nacional, referindo-se à assinatura, no passado dia 5 de Março, do Compromisso Político para um Diálogo Nacional Inclusivo, o primeiro acordo multilateral do género no país, já convertido em lei pela Assembleia da República.
Sublinhou que este processo de diálogo não terminou com a assinatura do acordo, e prossegue agora com a integração de todos os estratos da sociedade moçambicana.
Durante o encontro, o governante fez ainda referência às celebrações do 50.º aniversário da independência nacional, ocorridas a 25 de Junho, que tiveram lugar no Estádio da Independência nacional,, o mesmo palco histórico onde, em 1975, o Presidente Samora Machel proclamou a independência de Moçambique.
O Presidente moçambicano partilhou os principais pontos do seu discurso no Jubileu de Ouro da independência, onde evidenciou os progressos alcançados nos últimos 50 anos.
“Mostrámos de forma clara e inequívoca, com evidências, com números, que o país conquistou muita coisa”, afirmou, apontando como exemplos o aumento do número de escolas secundárias e instituições do ensino superior, o crescimento do corpo médico e a expansão da rede eléctrica nacional.
Apesar dos avanços, o Presidente da República reconheceu a existência de desafios persistentes que o país enfrenta.
“Há muitos desafios ainda que temos que continuar a trabalhar, como a questão do combate à corrupção, que é um mal que afecta e infecta a nossa sociedade”, disse, acrescentando que também há preocupações com crimes transnacionais como o branqueamento de capitais e os raptos, que impactam negativamente no desenvolvimento nacional.
Por seu turno, a comunidade moçambicana residente em Espanha expressou a sua gratidão pela oportunidade de encontro com o Chefe do Estado e pela nação dada às suas preocupações.
“Não só nos sentimos representados, mas sabemos que os nossos líderes pensam em nós”, afirmou um dos representantes, destacando também o papel da Embaixada de Moçambique em Espanha como ponto de apoio e escuta dos cidadãos.
Os membros da diáspora reconheceram os esforços e os progressos registados em Moçambique, mesmo perante as dificuldades, e garantiram que acompanham os acontecimentos do país.
Revelaram que organizam regularmente encontros para debater formas de contribuir, dentro das suas possibilidades, para o desenvolvimento nacional, mantendo o compromisso com a terra de origem.
No final do encontro, o Presidente Chapo manifestou satisfação ao constatar que há moçambicanos que, apesar de viverem na Espanha, continuam ligados ao país e a contribuir activamente.
“Estou muito feliz por saber que estamos aqui com moçambicanas e moçambicanos que, apesar de estarem na Espanha, têm Moçambique no coração […], e é isto que nós queremos. O mundo é um e único. Temos que continuar a trabalhar para desenvolver o mundo e os nossos países”, concluiu. (AIM)
sg