
Primeira-Dama, Gueta Chapo, reúne-se com a Junta da Comunidade Autónoma de Andaluzia, em Sevilha, Espanha
Maputo, 01 Jul (AIM) – A Primeira-dama de Moçambique, Gueta Chapo, garante que o seu gabinete vai continuar a trabalhar na busca, junto de parceiros, apoio necessário para melhorar as condições de vida das pessoas necessitadas no país.
Gueta Chapo anunciou o facto segunda-feira (30) na reunião que manteve em Sevilha, na Espanha, com a liderança da Junta da Comunidade Autónoma da Andaluzia, para apresentar as principais acções sociais do seu gabinete em prol dos grupos mais vulneráveis.
“É isso que nós estamos vindo a fazer no nosso país, que é apoiar as pessoas que mais precisam e abraçamos também a causa de visitar as penitenciárias, porque a primeira que eu visitei vi que estavam a viver em condições muito deploráveis”, disse a Primeira-dama.
Algumas reclusas dormiam no chão, então decidimos nos juntarmos, para trabalharmos junto com os nossos parceiros para podermos apoiar e começámos a oferecer colchões e também oferecemos kits de imunidade às mulheres que estão lá presas”, disse.
O encontro visava reforçar as parcerias e o intercâmbio de experiências sobre a inclusão social e direitos humanos.
Na reunião, a esposa do Presidente da República agradeceu o apoio que o país tem estado a receber dos parceiros de cooperação.
“É muita coisa, não conseguimos pôr isso em dez minutos, se não ia levar duas horas de tempo ou todo dia. Algumas actividades já estão actualizadas, mas queremos agradecer bastante por termos recebido, temos partilhado aquilo que nós já estamos a fazer. Queremos agradecer bastante por estarem a apoiar o nosso país. Nós precisamos do vosso apoio”, afirmou.
A agenda da Primeira-dama em Espanha incluiu uma reunião com o Presidente Adjunto do Município de Sevilha com foco em possíveis áreas de cooperação.
(AIM)
FG/sg