
Centro de Tratamento de cólera. Foto arquivo
Nampula, (Moçambique), 28 Ago (AIM) – A província de Nampula, no norte de Moçambique, esta há 16 dias sem registo de novos casos de cólera.
As autoridades s de saúde afirmam que apenas o distrito de Moma, no litoral sul da província, tem uma situação latente, mas sem entradas recentes nas unidades sanitárias.
A informação foi prestada nesta quarta-feira (27) directora provincial de Saúde, Selma Xavier, quando abordada pela imprensa para fazer o ponto de situação do estágio da doença.
Na província de Nampula, foi declarada um surto de cólera em Outubro do ano passado que afectou, progressivamente, cinco dos seus 23distritos.
“ Neste momento, não temos casos, ficamos com cólera só no distrito de Moma. Mas é um distrito que também não está registando novos casos. Estamos a cumprir aquilo que são recomendações da OMS, ter 30 dias sem cólera no distrito. Neste momento, são 16 dias sem casos. Então, estamos a fazer o seguimento para depois declarar o fim do surto”.
Segundo a responsável a província de Nampula tem um cumulativo de 3.563 casos de cólera com 40 óbitos.
Entretanto já foi reaberto o centro de saúde do posto administrativo de Nanhupo-Rio no distrito de Mogovolas, uma das quatro unidades que foram vandalizadas e destruídas por malfeitores na sequência das manifestações pós-eleitorais aliada a uma forte corrente de desinformação sobre a origem da cólera.
“A unidade sanitária já foi aberta e todas as actividades estão a acontecer, os funcionários já se encontram lá e até este momento não houve nenhum tumulto por parte da comunidade. Estamos a trabalhar em harmonia. Fizemos brigadas móveis e também, com a nova administradora, a fazer encontros de auscultação nas comunidades para ver se não acontecem novos casos”, explicou.
A província de Nampula, tem cerca de 250 unidades sanitárias, incluindo um hospital de referência para toda a região do norte de Moçambique, incluindo parte da Zambézia.
( AIM)
(Rosa Inguane)/sg