Maputo, 30 Abr. (AIM) – O Director de Eletrificação de Projectos da Electricidade de Moçambique E.P (EDM), Cláudio Dambe, anunciou que a EDM está a elaborar um plano para a construção da 3ª linha Songo-Matambo de 400 Kilowatts na região centro de Moçambique.
Falando na Conferência e Exposição de Mineração e Energia de Moçambique, havida na ultima semana Dambe disse que a linha que se pretende construir vai reforçar a rede já existente, uma vez que já há duas linhas que saem do songo até Matambo, porém com capacidade limitada.
‘Estamos a desenhar a 3ª linha Songo-Matambo, desta vez será de 400 Kilowatts as outras duas são de 220 Kilowatts, que tem quase a sua capacidade no limite’, disse Dambe.
Num outro desenvolvimento, Dambe revelou que com vista a garantir o acesso a industrialização no país, a EDM espera a curto prazo cumprir com uma lista de projectos que passam por construir uma linha que liga a região sul e centro do país e uma outra na região norte.
A fonte explicou que ‘estamos a trabalhar numa linha de 110 Kilowatts que vai interligar a subestação de Massinga e a subestação de Temane, o que irá permitir a ligação entre o sul e o centro do país. Queremos fazer uma linha de 110 Kilowatts que vai partir de Nampula até Angoche [também] estamos a trabalhar na construção da central hidroeléctrica de Nsati que está numa fase avançada dos seus preparativos’.
(AIM)
CC(Custódio Cossa)/JSA