Maputo, 26 de Out (AIM) – A Frelimo, partido no poder em Moçambique, diz que vai melhorar a qualidade de vida dos munícipes, como forma de honrar o voto de confiança em si depositado.
A posição da Frelimo foi expressa por Verónica Macamo, membro da Comissão Política do partido, após a divulgação dos resultados finais das VI eleições autárquicas, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).
“Dizer que nós [partido Frelimo] vamos honrar com trabalho árduo todos munícipes das 64 autarquias pelo voto de confiança depositado a favor do partido Frelimo”, assegurou Verónica Macamo.
Tal honra, acrescenta Macamo, será expressa com a elevação da qualidade de vida dos munícipes pelos resultados divulgados hoje que “deixaram o partido satisfeito”.
Quanto às contestações da oposição aos resultados publicados, a membro da Comissão Política diz que decorrem em conformidade com o previsto na lei.
Porém, pede que a população e os partidos políticos se mantenham serenos e deixem que os órgãos trabalhem, esperando o dia da promulgação que, efectivamente, tornará os resultados definitivos.
Aliás, recorda Macamo, “fizemos um esforço de fazer um trabalho na serenidade. Houve ali e acolá algum comportamento anómalo, mas, no geral, podemos nos orgulhar por ter feito um processo pacífico”.
Segundo Macamo, a Frelimo afirma estar orgulhosa pela vitória eleitoral ilustrada nos resultados, considerando ser uma conquista, obstando-se, deste modo, da suposta fraude eleitoral a si imputada pelos partidos da oposição.
Entre as autárquicas ganhas pela Frelimo nesta corrida eleitoral, o destaque vai para a cidade de Nampula e Quelimane, ambas dirigidas pela Renamo, maior partido de oposição.
(AIM)
Sc/dt