Paris, 11 Mar (AIM) – As Presidentes dos Parlamentos de Moçambique e da França, Esperança Bias, e Yael Braun-Pivet, e suas homólogas de outros quadrantes do Mundo, assinaram, em Paris, uma declaração conjunta que reafirma o empenho permanente em prol dos direitos das mulheres.
“Através desta Cimeira, sem precedentes, queremos promover uma diplomacia parlamentar decididamente focada neste objectivo”, escreve a Declaração, no seu primeiro parágrafo.
O documento refere a necessidade de se enfrentar novos desafios como a ciberviolência e, em particular, o ciberassédio de que as mulheres são as primeiras vítimas.
Empenhadas em trabalhar em prol da igualdade e da defesa dos direitos das mulheres, a Declaração indica que as Presidentes dos Parlamentos Nacionais estão unidas na implementação de acções concretas a nível internacional e Interparlamentar, bem como nas respectivas assembleias nacionais.
“Nós, as Presidentes das Assembleias Parlamentares, estamos a criar uma Rede de Presidentes de Assembleias empenhados nos direitos das mulheres e Igualdade entre homens e mulheres, no âmbito da qual nos comprometemos a prosseguir os nossos intercâmbios e a desenvolver acções”, lê-se na Declaração Conjunta da Cimeira de Paris, realizada semana finda na capital francesa.
(AIM)
Ac/mzl