
Posto de Recenseamento
Maputo, 16 Abr (AIM) – O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) inscreveu, desde a data de arranque do recenseamento eleitoral a 15 de Março último, mais de 5,3 milhões de eleitores em Moçambique para as VII Eleições Gerais-Presidenciais e Legislativas e as IV dos Membros das Assembleias Provinciais.
O número representa 70,78 por cento do universo de 7,4 milhões de eleitores previstos para este recenseamento.
Os dados foram partilhados hoje, em Maputo, pelo Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Dom Carlos Matsinhe, durante um encontro, havido hoje, em Maputo, com partidos políticos, coligação de partidos políticos e grupo de cidadão proponentes, para dar a conhecer os procedimentos de inscrição dos proponentes e de apresentação de candidaturas, bem como a distribuição de mandatos provisórios para fins eleitorais.
Matsinhe disse na ocasião que o processo está a decorrer na normalidade no país estrangeiro, a excepção da província nortenha de Cabo Delgado, onde registam algumas dificuldades devido a insegurança militar.
“O recenseamento eleitoral está a decorrer no país e no estrangeiro de uma forma tranquila em com abrangência satisfatória em termos dos números até aqui alcançados olhando para as projecções estabelecidas, embora tenhamos as dificuldades impostas pela situação de insegurança em na Província de Cabo Delgado”, disse.
“Estamos todos engajados nos preparativos para que o sufrágio de 09 de Outubro do ano corrente ocorra da melhor maneira possível”, sublinhou.
Disse acompanhar o trabalho dos partidos políticos na sensibilização dos cidadãos potenciais eleitores a aderirem ao processo pelo que saudou a iniciativa e apelou que se continue no ritmo.
“Gostaria de reiterar a nossa disponibilidade para interacção com todos os interessados no processo, de modo que tenhamos um processo inclusivo, livre, justo e transparente”, referiu.
Ano passado foram recenseados por ocasião das autárquicas, 8,7 milhões de eleitores somados aos 7,4 previstos para este ano vão dar nos 16,2 milhões de eleitores previstos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Até 13 de Abril, cumulativamente, estavam inscritos mais de 14 milhões de eleitores, o que corresponde como um todo a 86,50 por cento de realização.
Na ocasião a fonte, exortou ainda aos partidos políticos, coligações de partidos políticos e grupos de cidadãos eleitores proponentes a colaborar com os órgãos eleitorais e submeterem os processos das inscrições para fins eleitorais como das candidaturas, dentro dos prazos.
São elegíveis ao recenseamento eleitoral todos os cidadãos com idade igual ou superior a 18 anos, ou que completam 18 anos no dia 09 de Outubro, data da votação das VII Eleições Gerais-Presidenciais e Legislativas- e das IV dos Membros das Assembleias Provinciais e do Governador de Província.
(AIM)
CC/sg