Lisboa, 27 Mai (AIM) – Os pormenores do acordo de cooperação bilateral entre Portugal e a Ucrânia, a ser assinado esta terça-feira, em Lisboa, só vão ser conhecidos no próprio dia (amanhã, terça-feira) durante a passagem do chefe de Estado ucraniano pela capital portuguesa, segundo o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel.
A visita de Volodymyr Zelensky a Portugal foi anunciada esta segunda-feira pela Presidência da República Portuguesa.
A mesma fonte acrescentou que durante a visita, Zelensky terá encontros com o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, Luís Montenegro.
Recorde-se que Portugal e Ucrânia vão assinar um acordo de segurança e cooperação militar durante a visita de menos de 24 horas do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ao país, que se realiza esta terça-feira.
Alguns analistas sugerem que o acordo será à medida da dimensão financeira de Portugal, diferentemente da Espanha cujo memorando, rubricado esta segunda-feira com entre Madrid e Kiev, prevê a cedência de mil milhões de euros em equipamento militar à Ucrânia durante o ano de 2024.
Na primeira visita oficial do presidente ucraniano a Espanha, os dois países assinaram um acordo bilateral de segurança. No âmbito desse entendimento, Espanha vai dar mil milhões de euros em equipamento militar à Ucrânia durante o ano de 2024, confirmou o chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, em conferência de imprensa.
Trata-se, segundo a Imprensa espanhola, de um pacote de armamento sem precedentes na ajuda militar espanhola a qualquer país.
(AIM)
DM