
Maputo, 10 Jul (AIM) – A ministra da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), Carmelita Namashulua, garante que o sector que dirige vai continuar a criar soluções de modo a melhorar as condições de ensino e aprendizagem em Moçambique.
A garantia foi dada, na cidade de Tete, na abertura do X Conselho Coordenador deste ministério que terá a duração de dois dias, sob o lema “Por uma Educação Inclusiva Patriótica e de Qualidade”.
Segundo a ministra, o sector tem vindo a levar a cabo acções prioritárias que concorrem para uma boa aprendizagem desde a construção de mais salas de aulas, contratação de professores, gestão do livro escolar, entre outras.
Apesar dessas acções persistem desafios com destaque para as mudanças climáticas que têm colocado à prova as infraestruturas escolares, bem como o terrorismo na província nortenha de Cabo Delgado.
“Com acções dos terroristas, a província de Nampula tinha que se preparar para receber os meninos que fogem da província de Cabo Delgado. Tivemos situações de meninos que foram acomodados na província da Zambézia e, também, temporariamente na província de Niassa”, disse.
Acrescentou que, “essas adversidades todas impostas fizeram com que fossemos mais resilientes e procurássemos soluções para o nosso alcance”.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG)/dt