Paulino Checo, da AIM, em Magoe
Magoe, 30 Ago (AIM) – O Candidato presidencial da Frelimo, nas próximas eleições gerais, Daniel Chapo, está a acelerar a campanha eleitoral na província central moçambicana de Tete, onde, na manhã desta Sexta-feira (30), protagonizou uma festa animada de apelo ao voto especificamente a população da localidade de Mucumbuia, no distrito de Magoe.
Neste ponto do pais, Chapo apresentou-se como o candidato mais capacitado e preparado para responder os desafios do país e do distrito de Magoe, em particular, recorrendo a sua experiência em várias funções que desempenhou ao longo da sua carreira na administração pública, ate ascender ao cargo de governador da província de Inhambane, sul do pais, onde realizou trabalho de relevo.
Prometeu trazer a tona a sua experiência para colocar ao serviço do povo moçambicano, numa altura em que, na sua opinião, o país precisa caminhar rapidamente para o desenvolvimento, tirando proveito dos recursos de que dispõe.
Chapo pediu voto para si e seu partido Frelimo no dia 09 de Outubro próximo, para que possa ter a oportunidade de dar continuidade as boas acções em curso e iniciar nova etapa de crescimento do país, apontando a independência económica como meta central.
“Pedimos a população de Mucumbuia para que vote no partido Frelimo e no candidato Chapo. Somos os únicos capazes de resolver os problemas do povo. No dia 09 de Outubro vamos todos votar e votar bem. Votar bem é votar no Chapo e na Frelimo”, afirmou.
Apelou a população para não ceder a propaganda enganosa protagonizada por alguns candidatos e partidos políticos, acusando-os de estarem a prometer coisas que sabem que não vão cumprir.
Falando concretamente dos desafios locais, Chapo prometeu construir a estrada Pende-Mucumbuia, de cerca de 30 quilómetros, infra-estrutura que constitui uma das maiores preocupações das comunidades locais, bem como a construção da ponte sobre o Rio Mussengueze, que liga o posto administrativo de Mucumbuia com a localidade de Chipompo.
Chapo disse que conhece a preocupação da comunidade local ligada a electrificação, sobretudo na região de Chipompo, garantindo que já há acções em curso no sentido de levar a rede eléctrica para aquele ponto do país, e desta forma contribuir para o desenvolvimento local.
“Nós da Frelimo conhecemos as preocupações do nosso povo. Também sabemos que precisam da rede electrica aqui. Sabemos que precisam de pontes e estradas e nós vamos trazer isso”, prometeu.
Falou do conflito homem-animal em Magoe, afiançando que há discussões em curso com a administração do Parque de Magoe, com vista a encontrar solução para o problema.
“Sabemos que os elefantes invadem as machambas, os crocodilos e hipopótamos andam a invadir as culturas. Queremos aumentar água potável e aumentar salas de aula em Mucumbuia”, disse.
Garantiu que há trabalho em curso para levar um banco ao distrito, como forma de melhorar o aceso aos serviços financeiros a nível local, factor que vai dinamizar a economia e aumentar a circulação de dinheiro.
Ainda hoje, Chapo trabalhou nos distritos de Changara e Cahora Bassa onde pediu confiança dos eleitores apelando ao voto para si e seu partido FRELIMO no escrutínio de Outubro próximo.
Já no distrito de Changara, onde o candidato encerrou as actividades diárias, prometeu apetrechar o serviço de radiologia no centro de saúde local. Também prometeu alargar o acesso à água potável para as populações, através de abertura de mais furos.
(AIM)
PC/mz