
Quelimane (Moçambique), 13 Set (AIM) – O Partido Frelimo a nível do distrito de Quelimane, na província central moçambicana da Zambézia, aposta na simulação tripartida dos boletins de voto para refrescar o eleitorado sobre o posicionamento dos seus símbolos no escrutínio de 09 de Outubro no país e na diáspora.
Para o efeito, diversas brigadas desdobram-se em simultâneo na promoção da educação eleitoral, com enfoque na posição da Frelimo nos boletins para a eleição dos 42 deputados, ora em disputa, para parlamento moçambicano (Assembleia da República) e 99 mandatos que compõem Assembleia Provincial, há semelhança do seu candidato presidencial, Daniel Chapo.
Por exemplo, a brigada chefiada pelo primeiro-secretário do comité distrital da Frelimo, que é igualmente chefe do gabinete de preparação das eleições, Laurindo Piloto, escalou Quinta-feira a localidade Nangoela, em Maquivale, para se juntar com seus camaradas com objectivo de reforçarem a divulgação do manifesto da Frelimo e a exposição do seu candidato, através do contacto interpessoal e porta-a-porta.
Dialogando na ocasião com um influente líder religioso em Nangoela, Piloto reafirmou que o desafio do governo a ser liderado por Daniel Chapo é apostar no desenvolvimento do país.
“Hoje viemos visitar o nosso líder de novo, lembra-se de que da primeira vez que estivemos queixou-se de falta de energia e, três meses depois, o governo da Frelimo mobilizou recursos para iluminar Nangoela. Mas, para continuar com outros investimentos no próximo quinquénio, dependemos de votos de todos”, acenou Piloto ao ancião vestindo-lhe uma camiseta de propaganda do partido.
Segundo Piloto, um dos objectivos da Frelimo é mobilizar e envolver todos os cidadãos e com cada um a trabalhar para conquistar a efectiva independência económica de Moçambique.
“Porem, para que isso aconteça, urge coesão e confiança em votar nos programas concebidos pela Frelimo”, defendeu.
Ainda neste vigésimo dia da campanha eleitoral, Justina Tiole, membro da Organização da Juventude Moçambicana (OJM) , dirigiu outro grupo de simpatizantes e apoiantes ao Mercado Santagua, onde pediu votos em troca de reconstrução de infra-estruturas sócio-económicas.
“A Frelimo e Daniel Chapo têm uma agenda comum, focada para a melhoria de vida da população, através da provisão de mais escolas, unidades sanitárias e expansão da rede de abastecimento de água potável’”, afiançou, Tiole.
(AIM)
Lopes Obadias (colaboração)/dt